Em geral, pode-se comer o mofo que fez parte da elaboração do queijo, o que ocorre com alguns tipos como o droquefort, o brie ou de camembert. Com o mofo de outros queijos, tome cuidado. O bolor que aparece em um queijo que não o tinha quando foi comprado é potencialmente e perigosamente tóxico.
Sugerimos que escolha um bom vinho suave, de preferência de uvas verdes. Outras bebidas de sabor suave e adocicado também harmonizam gloriosamente com queijos azuis. Chocolates meio-amargos também complementam com maestria o seu sabor. Experimente com damasco, amêndoas, castanhas ou nozes.
Eles podem ser cremosos ou até de textura mais dura e harmonizam bem com frutas. O queijo Gorgonzola Ipanema, por exemplo, harmoniza com: frutas mais doces como pera, figo, banana, ameixa seca, goiaba, mamão, jaca, castanhas secas, buriti.
(ANSA) - O "gorgonzola dolce", produzido pela indústria Arrigoni Battista, localizada na comuna de Pagazzano, na região de Lombardia, foi eleito o melhor queijo italiano na 29ª edição do "World Cheese Awards", realizada em San Sebastián, na Espanha.
Não comer queijo vencido Queijo fora do prazo de validade não deve ser consumido, pois o fabricante não se responsabiliza mais pela segurança no consumo desse produto. Por isso, descarte o queijo e não coma, mesmo que aparentemente o queijo esteja bom.
Outra dica, caso o queijo já tenha mofado, é umedecer o guardanapo com vinagre e passa-lo em volta do pedaço do queijo e em seguida leva-lo para a geladeira até notar que o vinagre foi absorvido. O vinagre não altera o sabor do queijo, mas trabalha na sua acidez contra a formação natural do mofo.
Geleias: Elas realçam o sabor e dão um toque todo especial aos queijos e dos frios. Os sabores cítricos da geleia de Laranja e a Kinkan combinam com o sabor dos queijos mais curados. Já a geleia de damasco e das frutas vermelhas harmonizam com os queijos mais cremosos.
Queijos mais caros do mundo: saiba onde são encontrados
Praticamente todos os queijos curados e com a massa mole combinam com frutas frescas, entre elas se destacam a maçã, a ameixa, a pera, a nectarina e uvas sem sementes. Dica importante: para a maçã, a pera e a nectarina não escurecerem após fatiadas, coloque suco de limão em um prato e passe cada uma das fatias nele.
- Ameixa seca com Gorgonzola – Elementos e sabores que harmonizam muito bem. - Uvas com Camembert – Agrada aos mais diversos paladares com um sabor incrível. - Kiwi com Gruyère – O cítrico combinado com um estilo de queijo sensacional.