Na bancada, coloque uma bandeja com os itens usados para cozinhar, como o azeite, o sal, a pimenta e outros temperos. Copos ou baldinhos podem armazenar a colher de pau, a escumadeira, a espátula e outros utensílios de manusear a comida.
Alimentos também são válidos para decorar o seu balcão, você pode colocar um pequena fruteira que combine com você, pode colocar descansos para pratos, faqueiros, outros utensílios bem organizados dentro de um pote, porta-guardanapo, e pequenos objetos de sua preferência.
Você pode combinar o balcão preto com outros móveis e itens do cômodo, como armários e o revestimento da pia, além de lustres e pendentes. O balcão preto também fica equilibrado com uma base de mármore ou madeira, por exemplo.
Existem seis materiais que se destacam quando falamos de bancada de cozinha: silestone, quartzo, granito, corian e nanoglass. Apesar de serem todos muito bonitos, as características como resistência e preço variam bastante.
O saleiro de cozinha também é conhecido como porta-sal e é ideal para deixar na bancada ao lado do fogão.
Os balcões podem acompanhar o projeto da cozinha, seguindo a mesma cor, textura e material dos armários ou ser um ponto de destaque no ambiente com uma cor e/ou material contrastante. Entre algumas das opções de material para o balcão estão madeira, mármore, granito, tijolinhos, Silestone, vidro, acrílico e concreto.
1,10 m Os padrões variam conforme a finalidade. "Se a peça servir como mesa, deve ficar entre 72 cm e 78 cm do chão, para que se encaixem cadeiras comuns", recomenda a arquiteta Carla Tischer, de São Paulo. Caso seja um balcão de cozinha americana, a altura varia de 1,05 m a 1,10 m, o que exige banquetas de bar.
Azulejo e Pastilhas Azulejos e Pastilhas também são boas opções para revestimentos de bancadas, têm um baixo custo e podem ser assentados sobre bases de pedra, concreto ou compensado. Algo que deve ser levado em consideração são os rejuntes, que devem ser feitos de epóxi para evitar manchas.