A presença de água misturada no óleo lubrificante é um problema grave! ... A presença de água misturada no óleo lubrificante é um problema grave! Ele pode ser provocado por uma trinca no cabeçote ou no bloco; também é causado por junta de cabeçote queimada.
Algumas das razões pelas quais o óleo do motor se mistura com o líquido de arrefecimento são: Uma junta do cabeçote quebrada / danificada. ... Quando um veículo passa pela água que sobe ao nível do topo do motor. Às vezes, essa água entra no motor, seja pela tampa superior ou por qualquer outra parte aberta do motor.
Sintomas da junta de cabeçote queimada Caso seu veículo apresenta problemas como diminuição da água do radiador; velas de ignição úmidas; falhas no motor, e fumaça excessiva (falta de fluido de arrefecimento), é bem provável que a junta de cabeçote esteja queimada.
Ao encher um copo de água e colocar óleo, eles não se misturam, e é possível distinguir claramente uma camada da outra. Formam-se duas fases, sendo que o óleo fica na parte de cima, já que é menos denso que a água. Por isso, o óleo e outras substâncias que se comportam da mesma forma são chamadas de hidrofóbicas.
Se entrou água no motor, é preciso tirar as velas e girar o arranque, expulsando o líquido de dentro dos cilindros. No embalo, deve-se secar as velas, o que pode ser feito até com a chama de um isqueiro. Além do lubrificante, é necessário trocar os filtros de ar, óleo e combustível.
Como a gasolina se mistura com o óleo, ela passa a diluí-lo com o tempo, além de agir como solvente desprendendo as crostas de óleo queimado das paredes internas do motor, o que lhe confere a cor escura e a aparência e cheiro de queimado. Já com o álcool a coisa é diferente.
Para identificar se o vazamento de água no motor está vindo do radiador é preciso primeiramente ter um dia com tempo seco. Após deixar o carro esfriar, passe mão por baixo do radiador. Se for percebido a presença de água na região, é possível que esteja havendo um vazamento.
Isso pode ser um sinal de problemas na junta do cabeçote. ... Isso porque o óleo e a água podem estar vazando para a câmara de combustão, sinal claro de junta de cabeçote danificada. Outro sintoma de que a junta pode ter ido para o "espaço" é a perda de potência do motor.
O defeito na peça pode apresentar alguns sintomas como: