A dança se localiza em campo limítrofe entre a Arte e a Educação Física. ... Já como objeto do campo das Artes, ela precisa necessariamente incluir a emoção, que se apresenta por meio das expressões corporais para quem dança, e por meio da surpresa perante os movimentos dos bailarinos, por parte de quem assiste.
Balé (do francês Ballet) é um estilo de dança que se originou nas cortes da Itália renascentista durante o século XV, e que se desenvolveu ainda mais na Inglaterra, Rússia e França como uma forma de dança de concerto.
Ballet é uma forma de dança realizada para o público de teatro. Como outras formas de dança, ballet podem contar uma história, expressar um estado de espírito, ou simplesmente refletir a música.
O balé clássico surgiu nas cortes italianas, no início do século 16, embora não se saiba ao certo de onde veio a inspiração para os seus primeiros passos e coreografias. Foi o termo italiano balletto ("dancinha", "bailinho") que deu origem à palavra francesa ballet.
Pratique extensões.
Como características principais do Ballet Clássico, temos: a técnica e a busca pela perfeição como base conceitual; postura ereta do dançarino (trabalho do corpo na posição vertical-alongada); o uso da música clássica; e movimentos executados com o pé na posição em dehors (o giro dos pés e pernas para fora).
1. Balé Clássico. Dança de origem europeia, originária da Itália no século XV, tem na música clássica o seu principal ritmo. No balé clássico, em geral, a dançarina tem uma performance mais destacada na dança, enquanto o par masculino, quando há, executa movimentos de suporte.
Modalidades
Balé vem justamente da palavra italiana ballare, que significa dançar. Mas foi na França, a partir do século 16, que de fato se desenvolveu. Quando a italiana Catarina de Médici casou com o rei francês Henrique II, levou a ideia dos espetáculos para a nova corte.