Hoje, o momento vivido pelo Estado é de intensa absorção populacional, crescente modernização da planta agropecuária e expansão da estrutura produtiva, sobretudo em atividades industriais com forte ligação ao setor agropecuário.
Houve a expansão da fronteira agrícola e maiores investimentos em infraestrutura no estado, além da construção da nova capital, Goiânia, e da capital Federal, Brasília. Fatos estes que desencadearam grandes fluxos migratórios para Goiás.
Seus municípios situados a leste formam a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, uma das duas RIDES no país. Ao todo, o estado possui 246 municípios. Com 7,2 milhões de habitantes, é o estado mais populoso da Região Centro-Oeste e o 11º mais populoso do país.
A expansão da fronteira agrícola e o desenvolvimento econômico registrado em Goiás também contribuíram para esse processo. Seguindo uma tendência nacional, a população urbana é maioria em Goiás (90%). Goiânia é a cidade mais populosa, com 1.302.001 habitantes.
A economia de Goiás está baseada na produção agrícola, na pecuária, no comércio e nas indústrias de mineração, alimentícia, de confecções, mobiliária, metalurgia e madeireira. Agropecuária é a atividade mais explorada no estado.
Segundo um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado de Goiás possui atualmente 7,113 milhões de habitantes distribuídos em seus 246 municípios. No ano passado, a estimativa era de 7,018 milhões, o que indica uma taxa de crescimento de 1,4% entre 20.
Fatores de ordem econômica são os principais expoentes para a ocorrência da migração interna no Brasil. São Paulo foi um grande alvo de fluxos migratórios até o final do século XX. ... As migrações podem ser desencadeadas por fatores religiosos, psicológicos, sociais, econômicos, políticos e ambientais.
As migrações ou movimentos migratórios podem acontecer por variadas razões, envolvendo desde causas naturais, como fenômenos atmosféricos (chuvas intensas, furacões), até causas sociais, como guerras, crises econômicas, entre outras.
sudeste asiático A região mais populosa do mundo é o sudeste asiático, com mais de um terço da população total do planeta. No entanto, é na Europa Ocidental que estão as grandes densidades demográficas.
Região Sudeste A população brasileira estabelece-se de forma concentrada na Região Sudeste, com 80.364.410 habitantes; o Nordeste abriga 53.081.950 habitantes; e o Sul acolhe cerca de 27,3 milhões.