A maioria dos neurologistas afirmam que o paciente em coma não sente nada e não demonstra nenhuma percepção, mas opiniões variam, por outro lado existem médicos que afirmam que o paciente pode sim, ouvir e perceber minimamente o mundo ao seu redor.
A duração de um coma costuma ser menos de quatro semanas, com a recuperação acontecendo de forma gradual, mas também há casos em que uma pessoa permanece em um estado de inconsciência por anos ou décadas.
O que acontece quando a pessoa está em coma A alimentação é feita através de sondas porque a pessoa não esboça nenhuma reação e por isso precisa ficar internada no hospital ou em casa, necessitando de cuidados constantes.
Como: conversar com o paciente (palavras de carinho e encorajamento e mensagens religiosas são os temas mais comuns); informar sobre acontecimentos extra-hospitalares (novidades da família ou que envolvam a rotina do paciente); reconhecimento auditivo; toque físico nas extremidades (com massagem estimulante) e informar ...
Quando está em coma profundo, a pessoa não está consciente e, portanto, não sente, não se mexe e não ouve, por exemplo. Entretanto, existem vários níveis de sedação, a depender da dose do medicamento, por isso, quando a sedação é mais leve é possível ouvir, se mexer ou interagir, como se estivesse sonolento.
Coma é o estado em que uma pessoa fica com a consciência comprometida e demonstra pouca ou nenhuma reação a estímulos, não sendo capaz de abrir os olhos, pronunciar palavras nem obedecer a comandos simples.
Pacientes em coma induzido demoram quanto tempo para acordar? Depende. Alguns pacientes acordam após algumas horas, outros demoram vários dias.
Necessidades psicológicas, incluindo comunicar e lidar com medos. Necessidades fisiológicas, incluindo comer e dormir. Necessidades espirituais incluindo adoração e fé. Necessidades sociais, incluindo atividades recreativas.
Você pode falar com o paciente mesmo que ele esteja desorientado ou em estado comatoso. Se o paciente está acordado e tem um tubo respiratório, faça perguntas que possam ser respondidas com um leve movimento de cabeça para dizer "sim" ou "não".
Coma é o estado em que uma pessoa fica com a consciência comprometida e demonstra pouca ou nenhuma reação a estímulos, não sendo capaz de abrir os olhos, pronunciar palavras nem obedecer a comandos simples.