A canção. A música "Construção – de Chico Buarque" foi composta no começo da década de 1970 quando o cantor retorna para o Brasil depois de um longo período de exílio na Itália. A análise que esboço é que a "construção" diz respeito às mudanças das relações de trabalho no Brasil instaurado pelo Regime Militar.
A forte crítica social em Construção A crítica trazida pela música é exatamente essa: pessoas morrem todos os dias por causa de condições ruins de trabalho (e de vida), e no fim elas acabam se tornando nada mais do que um incômodo para quem tenta seguir com a rotina apressada.
Interpretação da música Construção A característica mais marcante da canção de Chico Buarque é aconstrução formal da letra, com o uso das proparoxítonas e dos versos alexandrinos, e como essa construção vai de encontro com a temática da narrativa da letra.
Há letras de músicas que são pura poesia porque transcendem ritmo e som e constroem imagens poéticas fortes, que despertam sentimentos que sobrevivem sem as sugestões emocionais que as melodias possuem.
"Construção" é uma canção do cantor e compositor brasileiro Chico Buarque, lançada em 1971 para seu álbum homônimo.
Chico Buarque Construção/Compositores
Percebemos o tom crítico pela sanção dada ao sujeito e pela indiferença do sistema quanto à morte dele, como fica explícito no seguinte trecho: "Morreu na contramão atrapalhando o público". A morte do sujeito é a sanção negativa que atrapalha o trânsito, ou seja, que impede o funcionamento da engrenagem.
a) Que indícios, na letra da canção, nos levam a concluir que o trabalhador ocupava uma posição de pouco destaque social? b) Na letra, destaca-se um verso que pode ser considerado prova incontestável da pouca importância do trabalhador em questão.
Canções compostas por Chico Buarque. Canções de 1971.