Benefícios da meditação para a saúde
Como funciona a meditação guiada? A meditação guiada funciona como uma viagem imaginária com a finalidade de proporcionar o relaxamento. A técnica pode ser usada como uma ferramenta de gerenciamento de estresse, restaurando o seu corpo, mente e alma.
A meditação transcendental são técnicas com o uso de sons, chamados mantras, com a finalidade de acalmar e proporcionar paz ao corpo e a mente, ela se diferencia das outras meditações por não precisar de muito esforço para se alcançar os resultados almejados.
"A meditação tira o indivíduo do estado de sofrimento. Ajuda a administrar sentimentos como ansiedade, medo, insegurança, estresse, raiva, impaciência e intolerância", diz. O terapeuta se dedica a encontrar formas para que as pessoas voltem a acreditar em si mesmas.
Pessoas com alguns tipos de distúrbios psiquiátricos não podem meditar. Há casos de gente que tem dopamina (uma substância química no cérebro) em excesso e a meditação amplifica essa substância, o que pode levar a alucinações", afirma Nitsche.
Todos relataram algum tipo de condição psicológica fora do comum. Oitenta e dois por cento sentiram medo ou paranoia, 62% tiveram alterações no sono, 42% viram alucinações e 47% disseram que reviveram memórias traumáticas. Parece que mexer com o estado de consciência pode ter consequências inesperadas.
Meditação guiada é um processo pelo qual um ou mais participantes meditam em resposta à orientação fornecida por um praticante ou professor treinado. ... Mas, para quem não é conhecedor de técnicas, meditar se torna um mistério! Basta sentar, fechar os olhos, observar a respiração, se concentrar num único pensamento…
Para quem não sabe, a meditação guiada é uma prática que tem o objetivo de ajudar as pessoas a alcançarem o equilíbrio físico e mental através do relaxamento profundo. No entanto, diferentemente dos outros tipos de meditação, nesse caso há o acompanhamento de um guia, que estimula a concentração do praticante.
A técnica da meditação transcendental foi trazida da Índia por Maharishi Mahesh Yogi, em 1958. Ao contrário das outras técnicas, a meditação transcendental não envolve concentração e nem o controle dos pensamentos. Deve-se praticá-la 2 vezes por dia durante 20 minutos, geralmente com o estômago mais vazio.
Os mantras para meditar são palavras ou frases que incitam a aceitação de uma atitude de maior concentração e foco.