Mais que um estilo de dança marcado por poses, 'caras e bocas', o vogue é um movimento de reafirmação de identidade de gêneros e sexualidade. Originado nas comunidades LGBTQI+, negra, latina e periférica dos Estados Unidos, ganhou popularidade nos anos 90, com a música e clipe Vogue, da Madonna.
O voguing tem as suas origens nos ballrooms de Nova Iorque dos anos 80, tendo sido criado pelas comunidades negras e Latinx queer de Harlem. Entre as décadas de 60 e 80, as competições drag da cidade foram evoluindo de bailes estilo pageantry a batalhas de voguing.
Como o próprio nome diz, neste passo a ideia é andar bem agachado, como um pato. Dá para ficar parado no mesmo lugar ou andar mesmo, o foco é nas pernas. Os movimentos da parte superior do corpo são um adicional – e outro fundamento, o Hands/ Arms.
O programa é uma competição entre "houses", ou casas, de Vogue, estilo de dança que tem seu berço a comunidade LGBTQIA+.
A dança Freestyle é um termo que cobre estilos de dança que não criados fora dos estúdios de dança. ... A dança é caracterizada pelo improviso e por um estilo agressivo, ao contrário das coreografias e da polidez das performances de uma dança sequencial.
Os elementos principais da dança são "Footwork" e "Jacking". House dance é uma dança mais improvisada do que coreografada com ênfase em movimentos de pernas rápidos e complexos combinados com movimentos fluídos do tronco. Nesse estilo, os braços não têm muita importância.
Este estilo de dança surgiu nas festas chamadas "Ballrooms" (bailes) no Harlem, em Nova York, por afro-americanos no início dos anos 1960 .
Crystal LaBeija Como surgiu? Vogue nasceu na cena drag americana. Pessoas LGBTQ+ negras e latinas não tinham visibilidade nos concursos de drag. Por isso, Crystal LaBeija, em 1977, juntou o público renegado desses campeonatos em Nova York e criou o que ficou conhecida como a primeira "casa" de voguers.
A técnica Waacking inclui passos "escova de cabelo", punking, extensões, poses e trabalho com os pés. Em todos os movimentos, há uma forte ênfase em musicalidade e interpretação do ritmo.
Resposta: Madonna foi apresentada ao vogue por José Xtravaganza, membro de uma das casas mais célebres dos EUA, a House of Xtravaganza. Em 1990, ela fez uma homenagem à cena com a música "Vogue", um de seus maiores sucessos até hoje, e a dança chegou ao mainstream.