Significado de Cobiça substantivo feminino Desejo desmedido pelo poder, dinheiro, bens materiais, glórias etc.; ambição: a cobiça pode acabar com algumas amizades. Vontade intensa de conseguir algo; obstinação. Etimologia (origem da palavra cobiça). Do latim cupiditas.
1. Desejo imoderado e inconfessável de possuir algo que, geralmente, pertence a outrem.
8 sinônimos de cobiça para 2 sentidos da palavra cobiça: Necessidade: 1 exigência. 2 ambição, avidez, cupidez, ganância, inveja, mercantilismo, sede.
Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença".
A concupiscência da carne, no âmbito religioso, caracteriza o uso do desejo e prazer sexual como único sentido para a vida. Este comportamento seria de desagrado para Deus, segundo os religiosos.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Ouvistes o que foi dito: 'Não cometerás adultério'. Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti!
COBIÇA é a necessidade de ter o que o outro tem. Já a INVEJA é diferente. ... O invejoso não só cobiça as coisas que o outro tem, mas esmera-se especialmente em minar a felicidade que o outro tem.
Talese Livro - A mulher do próximo Talese mergulha fundo na intimidade de seus contemporâneos, traça um fascinante painel da mudança de costumes sexuais que varreu os Estados Unidos nas décadas de 1960 e 70 e recompõe a trama cerrada das relações entre sexo, pornografia, religião e censura no país.