Ouça em voz altaPausarAs obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuraram realizar de forma muito consciente; na arte barroca predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista. É uma época de conflitos espirituais e religiosos.
Ouça em voz altaPausarA sensualidade é característica presente nas artes barrocas, provocando o observador a identificar seus singelos aspectos. As obras barrocas transmitem emoção e criam um cenário único e cheia de sentimentos. Na arte barroca, as luzes de cores claras e escuras são utilizadas, dando destaque às obras.
Ouça em voz altaPausarArte barroca brasileira: características Os artistas barrocos empregavam realismo, cores ricas e temas religiosos ou mitológicos, enquanto os arquitetos favoreciam o equilíbrio e a simetria. Mas a extravagância é uma característica evidente na arte e arquitetura barroca no Brasil, assim como nas obras irmãs europeias.
Ouça em voz altaPausarAs manifestações artísticas consideradas barrocas foram produzidas principalmente no século XVII. O traço principal do estilo barroco é a tensão entre espírito e matéria, céu e terra, razão e emotividade, contenção e derramamento, cientificismo e religiosidade.
Ouça em voz altaPausarPintura é a técnica de empregar pigmento a uma superfície, para colori-la, dando-lhe matizes, tons e texturas. ... Essa arte diferencia-se do desenho pelo uso dos pigmentos líquidos e do uso constante da cor, já que o mesmo utiliza-se principalmente de materiais secos.
Ouça em voz altaPausarA arte moderna tem como principal característica o rompimento com os padrões vigentes. Tal aspecto se dá principalmente por conta de seu momento histórico. ... Essa expressão artística transformou radicalmente o campo das artes ao quebrar com os formalismos, atingindo inclusive as estruturas gramaticais no campo literário.
Características da Pintura Barroca
Ouça em voz altaPausarVermelho escuro, verdes e azuis são típicos na pintura de Caravaggio, Rembrandt e Vermeer, e, quando os tons terrosos eram usados, geralmente eram profundos e luminosos. As cores ricas eram empregadas para evocar texturas e superfícies como ouro, veludo e seda, dando às pinturas uma qualidade tátil.