É normal suar quando se está calor, durante a prática de atividades físicas ou em certas situações específicas, como momentos de raiva, nervosismo ou medo. Porém, a sudorese excessiva ocorre mesmo sem a presença de qualquer desses fatores. Isso porque as glândulas sudoríparas dos pacientes são hiperfuncionantes.
O que causa a transpiração excessiva? Esta condição pode resultar de calor intenso ou da prática de exercício físico. No entanto, quando uma pessoa sua em excesso da cabeça, da testa, do peito ou das costas sem razão aparente, é provável que esteja a lidar com hiperidrose.
Pode ser hiperidrose, sim. A hiperidrose é uma condição que provoca suor excessivo, levando você a transpirar muito até mesmo em repouso. Lembrando que suar é normal, mas a sudorese excessiva ocorre mesmo quando não está tão quente e você está parado.
Entre as técnicas para evitar o suor excessivo, estão o uso de antitranspirantes, toxina botulínica (que tem efeito temporário) e cirurgia. - Écrinas: são estimuladas pelo calor, regulam a temperatura e produzem uma solução de água e sal. Distribuem-se pelo corpo todo.
– Antitranspirantes: ajudam a reduzir a produção de suor e odor corporal. Os sais de alumínio – ingredientes ativos dos desodorantes antitranspirantes – se dissolvem na superfície da pele formando uma película protetora em forma de gel.
A ausência de suor é hereditária em alguns casos, no entanto, na grande maioria das vezes ela é um sintoma de alguma outra condição. A utilização de certos medicamentos também pode provocar uma disfunção na capacidade de suar, sendo que, geralmente, ao parar com o uso dos mesmos o corpo volta a funcionar normalmente.
Suar bastante faz bem para a saúde e é uma das formas de cuidar de todos os tipos de pele! Além de ajudar na produção de colágeno, que deixa a pele mais firme e com menos marcas. Estudos recentes também dizem que o suor tem substâncias que aceleram a regeneração da pele.
É importante também que as pessoas que possuem suor excessivo no rosto usem roupas confortáveis, evitem passar muita maquiagem ou cremes e tenham alimentação equilibrada e pobre em alimentos picantes e com iodo, pois são capazes de estimular as glândulas sudoríparas.
Outras dicas para suar menos:
Uso de talco ou amido de milho: pode ajudar a manter as mãos e os pés livres de suor para dirigir com segurança; Aplicação de botox nas axilas: é uma boa opção, sendo capaz de controlar o excesso de suor logo a seguir a sua aplicação mas é preciso uma nova aplicação de botox a cada 6 meses.