Nas mulheres não grávidas, mesmo quando a menstruação resolve não vir em um determinado mês, a chance disso ser algo importante é pequena. Estresse, erros de cálculo, mudanças no método contraceptivo, infecção urinária e outras situações pouco relevantes costumam a ser as causas mais comuns.
O atraso menstrual com mais de 20 dias, é o primeiro sinal de gravidez, principalmente se houve relação desprotegida no último mês, mas se tem resultados de testes negativos, a chance de estar grávida é bem pequena. Após 15 dias de atraso menstrual, os testes tanto de farmácia quanto de sangue, são muito confiáveis.
"Considera-se um ciclo natural em mulheres saudáveis qualquer ciclo que venha entre 25 e 32 dias. Isso significa que algumas meninas podem ter atrasos menstruais de 5 a 7 dias considerados normais", explica Eliano.
Vale esclarecer que ultrapassar a data da menstruação em poucos dias é comum, inclusive para as mulheres com menstruações regulares. Porém, a partir de 15 dias, já é considerado um atraso que necessita ser observado. Nesse sentido, a primeira suspeita para menstruação atrasada é uma possível gravidez.
A menstruação pode atrasar em média 10 dias da data esperada e pode ocorrer por diversos motivos além de uma gravidez, como é o caso de transtornos emocionais ou físicos.
No entanto, para algumas mulheres, a variação é ainda maior: 46% dos ciclos podem ter um desvio de 7 dias ou mais; e 20%, 14 dias ou mais. Cada mulher tem um ciclo diferente; e, com a idade e a proximidade da menopausa, você pode notar que seus ciclos também se tornam mais irregulares.
Para suspeitar de gravidez, a menstruação deve estar atrasada pelo menos 15 dias, que é o seu caso (22 dias). Contudo, se a mulher tiver o ciclo menstrual bem regular, 5 dias de atraso da menstruação já podem ser suficientes para se desconfiar de gravidez.
A menstruação atrasada por mais de 10 dias pode ser motivo de preocupação para muitas mulheres. Geralmente, a primeira suspeita associada ao atraso menstrual prolongado é a de gravidez. Para confirmar ou descartar a gestação, recomenda-se fazer um teste de farmácia ou até mesmo um exame de sangue.