É uma cadência formada pelos graus de um campo harmônico maior. Logo é uma cadência que prepara um acorde maior. Campo Harmônico Maior Natural.
No caminho 2 – 5 – 1, a diferença é que um dos acordes (2º) é um acorde menor, e sempre será assim dentro do campo harmônico. Todo acorde de segundo grau será menor.
Os tipos de cadências são divididos assim:
Cadência é uma sequência de acordes que produz um efeito harmônico característico. Existem inúmeras sequências de acordes possíveis de se fazer para criar uma música, mas algumas sequências são muito comuns de aparecerem devido ao seu efeito sonoro, e por isso recebem o nome de cadências (ou progressões).
Para ficar mais claro, pense que a progressão deve seguir o conceito: Suspende – prepara – conclui. O acorde que suspende é o Subdominante ( lV ), o que prepara é o Dominante ( V ) e o que conclui é o de função Tônica ( l ). Pensando assim você conseguirá construir várias progressões de acordes.
Por gerar uma maior sensação de movimento o IIm7 é chamado de "dois (ou segundo) cadencial". Quando pegamos um acorde dominante (V7) e adicionamos um dois cadencial antes dele estamos fazendo um Desmembramento.
A cadência do movimento normalmente é descrita em números. Isso quer dizer os segundos em cada fase do movimento. Um exemplo, 4:1:2:1, isso quer dizer que na fase excêntrica deve durar 4 segundos, 1 segundo de pausa, 2 segundos para fase concêntrica e 1 segundo de pausa.
Também chamada de meia cadência ou ponto de continuação ou cadência suspensiva. Com o efeito similar ao de uma vírgula, ela é construída ao se colocar praticamente qualquer acorde diatónico, mas, mais frequentemente o de tónica (I), sobretónica (II) ou subdominante (IV), concluindo no acorde de Dominante (V).