A sangria de caixa se trata de uma retirada de dinheiro que não foi programada e que pode ser feita várias vezes ao longo de um dia. No entanto, ainda que não seja programada, a sangria deve ser contabilizada no total de transações que serão apuradas ao final do dia no fechamento do caixa.
A Sangria ou Flebotomia Terapêutica é um método paliativo simples, que consiste na retirada de uma quantidade de sangue, com a finalidade de aliviar ou evitar alguns sinais e sintomas.
Como dissemos acima, a sangria de caixa consiste em um "recolhimento" sem programação de um capital do caixa para suprir alguma demanda, como uma compra, por exemplo. Essa medida de retirada de dinheiro pode ser feita sempre que necessário até mesmo como uma forma de tirar o excedente de capital da frente do caixa.
Afinal de contas, a sangria é uma retirada de valores que vão entrando, com o objetivo de protegê-los de perdas e furtos. Além de manter o caixa sempre organizado, com a quantidade de troco separada para rodar o dia de vendas.
O fechamento de caixa de supermercado consiste na conferência de valores, ou seja, em verificar se as entradas e saídas estão de acordo com as operações realizadas durante o expediente. Basicamente, o operador de caixa confere se tudo que entrou no caixa durante o dia corresponde com o que de fato foi recebido.
Os 4 passos da rotina para o fechamento de caixa
A sangria terapêutica é um procedimento similar à doação de sangue, com a diferença de que o sangue é desprezado após a coleta. Esta terapia é indicada mais frequentemente a pacientes portadores de hemocromatose, policitemia vera e poliglobulia (excesso de glóbulos vermelhos - ou hemácias).
A sangria representa a extrapolação da área impressa como uma extensão de segurança ao redor da arte que será retirada no processo de corte – esse prolongamento, geralmente, fica em 3mm para cada lado.
Quando há divergências entre o valor dos relatórios do caixa em relação ao valor das sangrias, temos o que é chamado de "quebra de caixa", podendo ser positiva, ou seja, o valor da sangria foi maior que o valor do relatório. Também podendo ser negativa, quando o valor da sangria é menor do que o valor do relatório.
A sangria representa a extrapolação da área impressa como uma extensão de segurança ao redor da arte que será retirada no processo de corte – esse prolongamento, geralmente, fica em 3mm para cada lado.