O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu impedir, por 8 votos a 6 (quórum apertado), que os cartórios de todo o país lavrem qualquer tipo de documento que declare a união estável entre mais de duas pessoas, relação conhecida como poliamor.
Poliamor é a tradução livre para a língua portuguesa da palavra polyamory (palavra híbrida: poly é grego e significa muitos, e amor vem do latim), que descreve relações interpessoais amorosas que recusam a monogamia como princípio ou necessidade.
O poliamorismo ou poliamor, teoria psicológica que começa a descortinar-se para o Direito, admite a possibilidade de coexistirem duas ou mais relações afetivas paralelas, em que os seus partícipes conhecem e aceitam uns aos outros, em uma relação múltipla e aberta.
É a união conjugal formada por mais de duas pessoas convivendo em interação e reciprocidade afetiva entre si. Também chamada de família poliamorosa.
Trata-se de um casal, só que composto por três pessoas, que se amam e se respeitam como qualquer dupla apaixonada.
O poliamor é uma forma de evitar o compromisso: quem acha que o poliamor permite que os benefícios de um relacionamento sejam colhidos sem que seja necessário grande comprometimento está errado. Grande parte dos adeptos da prática está fortemente envolvida com seus parceiros, dando foco especial à comunicação.
O verbete poliamor descreve relacionamentos amorosos múltiplos, e relações interpessoais que recusam a monogamia como princípio ou necessidade. ... É uma relação em que é possível e aceitável amar várias pessoas e manter muitas relações íntimas e sexuais simultaneamente, sendo aberto e honesto dentro deste relacionamento.
Poligamia: quando uma pessoa criar laços matrimoniais com várias outras aos mesmo tempo, com o conhecimento de todos os envolvidos. ... Relacionamento Mono-Poli: é caracterizado quando um dos parceiros é monogâmico, mas aceita que o seu companheiro mantenha relacionamentos externos (poligâmico).
A família multiespécie é conceituada como aquela lastreada essencialmente na afetividade inerente na relação humano-animal, tendo em vista que modernamente os animais são considerados como seres sencientes, portanto, dotados dos mais variados sentimentos.
"O relacionamento é fechado e em formato de triângulo, ou seja, todos se relacionam entre si", ele explica. Já com Larissa, há uma relação aberta a outras pessoas, ou seja, eles têm liberdade para se relacionarem fora do arranjo principal. "Mas não trazemos mais ninguém pra dentro do nosso relacionamento conjunto".