Como se escreve "assino embaixo"? Essa é uma dúvida muito específica, porém muito comum. Nesse caso, a palavra embaixo é advérbio, isto é, indica o local em que seja assinado. Portanto, grafa-se junto.
Embaixo é um advérbio de lugar. Ele deve ser utilizado sempre que quisermos transmitir uma ideia de posição de inferioridade, ou seja, abaixo, debaixo, inferiormente.
A palavra "debaixo", escrito junto, é um advérbio de lugar que significa que algo está localizado na parte inferior em relação à outra coisa. Assim, ela é sinônimo de embaixo, abaixo, sob, por dentro; e antônimo de em cima ou acima.
A forma correta de escrita da expressão é assino embaixo. A grafia assino em baixo está errada e não deve ser utilizada na língua portuguesa.
Na verdade esta expressão nada mais é do que dizer: "as coisas não são tão simples quanto parecem" ou "as aparências enganam". O buraco é mais embaixo é uma referência à cova onde todos nos vamos um dia sermos enterrados. Simples assim, nós não vemos o buraco porque ele é embaixo da terra.
O contrário da expressão em cima é a palavra embaixo que deve ser escrita de forma junta em uma só palavra. Em cima, por sua vez, é escrita separada formando uma locução adverbial.
As duas formas estão corretas na língua portuguesa. Enquanto abaixo é usado para indicar algo que está em localização inferior, como sinônimo de embaixo. A baixo estabelece oposição na expressão "de cima a baixo".
Embaixo, escrito junto, é um advérbio de lugar e significa que algo está em uma posição inferior. Isso quer dizer que pode ser substituído pelo seu oposto, o advérbio em cima, que sempre é escrito separado. Normalmente a palavra embaixo costuma vir acompanhada da preposição de, formando juntas uma locução adverbial.
1. Onde assino? Termo que refere-se a uma pessoa concordar veementemente com o que ouviu ou leu.
adquirir, por contrato e mediante o pagamento de uma quantia, o direito de receber determinado bem (publicação periódica) ou usufruir de um serviço (frequência de espetáculos, utilização de transportes públicos, etc.)