Discurso direto. O uso mais comum do travessão é marcar a fala de alguém em texto. Para esse fim, pode-se utilizar também as aspas. Veja: ...
Para separar expressões ou frases intercaladas. Os travessões também são utilizados substituindo as vírgulas para intercalar trechos em que se pretende dar ênfase.
Qual sinal de pontuação pode substituir o travessão?
Dependendo da intenção de uso, o travessão pode ser usado para substituir outros sinais de pontuação, como parênteses, vírgulas e dois-pontos.
Qual é a função do travessão no trecho destacado?
O travessão é um sinal de pontuação cuja finalidade é indicar o discurso direto ou enfatizar (destacar) trechos de textos. ... O travessão é um sinal de pontuação representado por um traço na horizontal (—) e tem como objetivo marcar o discurso direto ou destacar trechos em textos.
Quando pode substituir vírgula por travessão?
Nas orações intercaladas, o travessão pode substituir a vírgula ou os parênteses, separando-as da oração principal. Há quem o faça — mas não o aconselha — por isso não o farei.
Qual é o significado do travessão?
O Travessão (—) é um sinal de pontuação usado especialmente no início de cada fala no discurso direto. Há, porém outras formas de utilização, em que ele ...
Quais são os tipos de traços usados?
Apesar de parecerem semelhantes, estes três tipos de traço são usados de formas bem diferentes: o hífen é comumente usado para fazer uma ligação entre palavras, o meia-risca para unir os valores extremos de uma série (1–10,A–Z), e o travessão, é utilizado para indicar mudança de interlocutor e para isolar palavras ou frases.
Qual a diferença entre travessão e aspas?
Embora ambos os sinais de pontuação (travessão e aspas) tenham a mesma finalidade, é mais comum que se usem travessões em diálogos, visto que dão ao texto mais fluidez. O carro estava encostado no meio-fio, com um pneu furado.
Quais os atalhos para a inserção do travessão?
Infelizmente, a variedade de atalhos para a inserção do travessão não ficam apenas nos sistemas operacionais. Alguns programas utilizam seu próprio jeito de fazer isso. Um bom exemplo disso é o Microsoft Word, onde os atalhos são os seguintes: Meia-risca: Ctrl + Num- () Travessão AltGr + Num- (ou Alt + Ctrl + Num-)