Vale destacar que o único tratamento para a colesterolose da vesícula biliar é a intervenção cirúrgica para remoção do órgão. Mesmo em casos de pacientes assintomáticos (que não apresentam sintomas).
O acúmulo de glóbulos de colesterol na parede da vesícula é chamado de colesterolose. E, à medida que estes glóbulos vão se tornando mais sólidos, podem se formar as pedras. É isto que torna esta condição uma precursora da formação dos cálculos biliares.
Colesterolose vesicular é caracterizada por depósitos de ésteres de colesterol e lípidos nos macrófagos da lâmina própria, de forma difusa, criando uma superfície de pápulas amarelas, com diâmetro de cerca de 1 mm2. Os pólipos inflamatórios são pouco frequentes.
Colecistite é a inflamação da vesícula e colesterolose a presença de gordura (colesterol), inclusive pode ser ela a causa da inflamação. Não tem riscos apos a retirada da vesícula, porem é importante avaliar seu colesterol e acumulo de gordura no figado (esteatose).
O tratamento para os pólipos da vesícula consiste na remoção da vesícula biliar (conhecida como colecistectomia) realizada por videolaparoscopia. A necessidade da retirada da vesícula se deve ao fato de não ser possível realizar uma biopsia do pólipo da vesícula.
O que quer dizer vesicula biliar contendo inumeros focos hiperecogenicos com artefatos em cauda de cometa? Essa descrição normalmente está associada a uma patologia conhecida como adenomiomatose. Uma doença benigna da vesicula biliar.
Sintomas de vesícula inflamada
Os pólipos na vesícula são pequenos nódulos que crescem na parede da vesícula biliar. Eles se originam, geralmente, por excesso de colesterol ou devido a processos inflamatórios crônicos. A maioria dos pólipos de vesícula é de pólipos de colesterol que, em 90 a 95% do casos, não causam nenhum sintoma.
A doença nem sempre apresenta sintomas perceptíveis, sendo que, geralmente, os portadores deste mal são assintomáticos. Porém, quando os sinais se manifestam, costumam ser os seguintes: Dor localizada abaixo das costelas, do lado direito do corpo. Náuseas.
Colecistite litiásica ou calculosa: é a principal causa de colecistite e é mais frequente em mulheres de meia idade. Acontece quando uma pedra, também chamada de cálculo, causa a obstrução do ducto que faz o esvaziamento da bile. Assim, a bile se acumula na vesícula e a torna distendida e inflamada.