Existem diversas opções cirúrgicas para remoção dos nevos, a saber a exé- rese cirúrgica, excisão tangencial super- ficial ou profunda, laser de CO2 e rubi Q-switched pulso-longo. Todas essas opções são efetivas, porém podem com- plicar com cicatrizes inestéticas e reco- rrência da lesão[2].
Os nevos compostos distinguem-se dos nevos juncionais por serem pápulas (e não máculas) pigmentadas. Os nevos intradérmicos são mais frequentes na face e pescoço. São pápulas hemisféricas, cor da pele vizinha ou castanho claro, por vezes com telangiectasias e pelos.
A palavra "melanocítico" significa que esta pinta possui o pigmento melanina na sua composição. Este nevo pode ser juncional ou composto, dependendo das camadas da pele em que a pinta está localizada. Este é um resultado com que frequentemente nos deparamos quando é feita a biópsia de uma pinta suspeita de melanoma.
Os nevos são pequenos tumores cutâneos, geralmente escuros, que se desenvolvem a partir das células produtoras de pigmento da pele (melanócitos).
O procedimento mais comum de remoção de sinais e pintas é a excisão. Essa é uma técnica de corte ao redor do sinal com um bisturi, e pode ser usada em lesões benignas ou malignas. No último caso, é retirado também alguns centímetros da pele ao redor da pinta.
A Exérese de nevos ou pintas é um procedimento cirúrgico que visa a remoção de sinais com risco de evoluírem para um câncer de pele.
Causas. Os nevos melanocíticos congênitos surgem quando, devido a uma mutação genética que ocorre após a formação do embrião, há uma falha no processo de migração dos melanócitos da crista neural para a pele.
A melhor forma de prevenção do nevo rubi é usar filtro solar e evitar ficar exposto ao sol por muito tempo para que não haja envelhecimento precoce da pele, o que favorece o surgimento dessa pinta vermelha.
As pintas são causadas justamente pela concentração acima do normal desses melanócitos em uma determinada região do corpo ou mesmo no rosto. É a partir daí que surgem aquelas manchinhas escuras conhecidas como pintas ou marcas.