Usada para designar pessoas que não perdem nenhuma festividade, a expressão 'arroz de festa' pode ter surgido a partir da tradição de jogar arroz em casais recém-casados.
Grande dificuldade para conseguir um intento, Passei no concurso, mas tive que peidar arroz doce para fazer a prova de matemática.
Essa expressão vem desde a época em que as velas eram a principal fonte de iluminação das casas. Na Idade Média, quando ainda não existiam as lâmpadas a óleo, as pessoas menos experientes seguravam uma vela para que os mais experientes pudessem executar qualquer tipo de trabalho braçal no escuro.
[Brasil, Informal] Aquilo que se faz sempre da mesma maneira, por hábito, por rotina (ex.: os jogadores fizeram apenas o feijão-com-arroz ).
É chamado de arroz aquele indivíduo que só acompanha as mulheres, mas que nunca fica com nenhuma delas. A gíria se refere ao alimento, que geralmente é usado como acompanhamento e nunca como prato principal. Exemplos: Serginho é o maior arroz, não pega ninguém.
O termo quer dizer que alguma coisa errada grave, vai ficar sem punição. O termo passou a ser bastante associado à política em 1992, com o « impeachment » do ex-presidente Fernando Collor.
O arroz é um alimento básico e muito presente nas refeições dos brasileiros. Nesse caso, o arroz é um símbolo das necessidades básicas do ser humano, e sua cor significa inocência e limpeza. ... O arroz fornece uma energia positiva, associada à sorte, prosperidade, fertilidade, novos inícios, sucesso e compartilhamento.
1. Arroizar. Cantar alguém com intuito de trovar. O Fulano arroizou aquela mina muito gata!
Ficar mal falado, queimado, sem moral. O fulano se queimou com a moça depois que ele ficou bêbado e acabou caindo de quatro no chão.
Matar, executar, exterminar utilizando arma de fogo. O informante foi queimado depois que ele denunciou a quadrilha.