Ouça em voz altaPausarPara Skinner (1961b), aquilo que observamos, e sobre o que falamos, é sempre o mundo 'real' ou 'físico' e a 'experiência' é um construto derivado que deve ser compreendido através de uma análise de processos verbais seguindo o paradigma de condicionamento operante, por ele desenvolvido.
Ouça em voz altaPausar"Um eu ou uma personalidade é, na melhor das hipóteses, um repertório de comportamento partilhado por um conjunto organizado de contingências" (Skinner, 1974, p. 130). A personalidade é um sistema de respostas funcionalmente unificado.
Ouça em voz altaPausarNa Análise do Comportamento o termo ansiedade, se refere a um episódio emocional no qual há interação entre o comportamento operante e respondente.
Ouça em voz altaPausarOs principais conceitos desenvolvidos por Skinner na composição de sua teoria são: comportamento; reforço; punição; estímulo discriminatório; estímulo aversivo; contingência; e ambiente. Para a teoria behaviorista radical, comportamento é definido como a relação entre organismo e ambiente.
Ouça em voz altaPausarDo ponto de vista da análise do comportamento, o que chamamos de atenção não difere do que chamamos de percepção; estamos, no caso da atenção, mais uma vez falando de controle de estímulos, portanto, de uma relação entre condições antecedentes e respostas operantes.
Ouça em voz altaPausarNo momento em que Skinner (1953) aponta que o self seria a causa de comportamentos quando o indivíduo que se comporta não conhece as variáveis das quais seu comportamento é função, pode-se inferir que causas são atribuídas a uma estrutura interna quando o indivíduo não tem a capacidade de descrever as variáveis que ...
Ouça em voz altaPausarO Behaviorismo metodológico (ou clássico), se opõe ao mentalismo e introspeccionismo, ou seja, descarta os estudos relacionados à mente, pensamento e emoções. É baseado através de observação e experimentação. Essa abordagem defende que o comportamento pode ser previsível e controlado a partir de estímulos.
Ouça em voz altaPausarExamina-se aqui a consciência na perspectiva do Behaviorismo Radical. Pode-se entender a consciência como a capacidade de descrever o que se está fazendo, de forma verbal, manifesta ou encoberta. A consciência também tem a ver com o controle do comportamento por regras.
Ouça em voz altaPausarO padrão comportamental característico dos transtornos de ansiedade, de acordo com grande parte da literatura, é a esquiva fóbica: na presença de um evento ameaçador ou incômodo, o indivíduo emite uma resposta que elimina, ameniza ou adia esse evento.
Ouça em voz altaPausarOs usos do conceito de ansiedade na Análise do Comportamento têm variado em pelo menos duas direções. Na primeira, há uma ênfase em relações operantes não verbais que definem o fenômeno. Na outra, a ênfase recai em relações verbais e em possíveis relações indiretas entre estímulos.