Diz-se que uma espécie é dióica, quando os sexos se encontram separados em indivíduos diferentes, havendo indivíduos masculinos e indivíduos femininos.
Diz-se dos seres vivos que possuem órgãos sexuais masculinos e femininos coexistentes no mesmo indivíduo, produzindo, assim, gâmetas femininos e masculinos.
Planta dióica: apresenta flores diclínicas distribuídas em indivíduos separados. Planta polígama: apresenta flores monóclinas e diclínicas num mesmo indivíduo.
Em biologia, chama-se monoica ou monoclina a uma espécie em que cada indivíduo apresenta órgãos sexuais dos dois sexos, indivíduos bissexuados ou hermafroditas.
Os animais monóicos são aqueles que o mesmo indivíduo apresenta os dois sexos, ou seja, eles têm os sistemas reprodutor feminino e masculino. Podem ser chamados de hermafroditas. Como exemplos temos as minhocas, as lesmas e os caracóis).
Uma espécie endêmica é aquela espécie animal ou vegetal que ocorre somente em uma determinada área ou região geográfica.
A reprodução sexuada é um processo em que há a troca de gametas (masculinos e femininos) para a geração de um ou mais indivíduos da mesma espécie. Esse tipo de reprodução acontece em muitos seres vivos incluindo os seres humanos.
Planta dioica é a designação atribuída a uma espécie vegetal que apresenta apenas um conjunto de órgãos sexuais por indivíduos, isto é, cada organismo apenas pode ser fêmea ou macho nunca ambos simultaneamente, como ocorre com os indivíduos monoicos.
1. [ Biologia ] União de dois elementos de sexo diferente, mas pertencentes ao mesmo indivíduo.
Planta monóica: apresenta flores unissexuais, mas distribuídas no mesmo indivíduo. Planta dióica: apresenta flores diclínicas distribuídas em indivíduos separados. Planta polígama: apresenta flores monóclinas e diclínicas num mesmo indivíduo.