[ Química ] Que tem osmolaridade alta; que tem a concentração do soluto maior do que a concentração do solvente (ex.: meio hipertónico ; soro hipertónico ).
Diz-se que uma solução é hipertônica quando ela apresenta mais soluto que outra solução. Uma solução hipotônica, por sua vez, é aquela que apresenta uma quantidade menor de soluto e maior de solvente quando comparada à outra. ... Assim sendo, a água move-se do meio hipotônico para o meio hipertônico.
→ Osmose na célula animal Quando comparamos duas soluções e essas apresentam a mesma concentração de soluto, dizemos que ela é isotônica. Quando uma apresenta maior quantidade de soluto, ela é chamada de hipertônica. Por fim, temos a solução com menor quantidade de soluto, que é chamada de hipotônica.
O Hipotônico, por sua vez, é o inverso do Hipertônico. Nele, portanto, a quantidade de soluto é menor, ou seja, sua concentração em relação ao solvente é em pequena quantidade. Vamos aplicar um exemplo: se uma célula entra em contato com um líquido de pouco sais e produtos, o processo será de fora para dentro.
A solução hipertônica propicia o aumento do volume intravascular de forma rápida, pois aumenta a osmolaridade plasmática, restaurando o volume intravascular por meio de redistribuição de água a partir do comportamento intracelular para os compartimentos intersticial e intravascular.
Uma invenção simples e 100% nacional, a solução hipertônica, um preparado de água esterilizada com uma altíssima concentração de cloreto de sódio (sal), tornou-se, nos últimos anos, uma alternativa segura e eficiente ao uso do tradicional soro fisiológico na reanimação de vítimas de choque hemorrágico, situação em que ...
A pressão osmótica é a pressão externa que deve ser aplicada ao solvente ou a uma solução mais concentrada para evitar a sua diluição por osmose.
hemácia 2) Uma hemácia (célula que constitui o sangue) encontra-se em estado túrgido quando é posta em um meio hipotônico em relação a ela.
A solução ou meio isotônico é aquele em que há equilíbrio entre a célula e o meio. Ou seja, a velocidade de entrada e saída do solvente da célula é a mesma, de modo que os meios ficam igualmente concentrados de soluto.
[ Química ] Que tem osmolaridade baixa; que tem a concentração do soluto menor do que a concentração do solvente (ex.: meio hipotónico ).