Anarquismo é uma ideologia política que se opõe a todo tipo de hierarquia e dominação, seja ela política, econômica, social ou cultural, como o Estado, o capitalismo, as instituições religiosas, o racismo e o patriarcado.
Mikhail Aleksandrovitch Bakunin (em russo: Михаил Александрович Бакунин; Premukhimo, — Berna, 1 de julho de 1876), também aportuguesado de Bakunine ou Bakúnine, foi um teórico político, sociólogo, filósofo e revolucionário anarquista.
O antropólogo anarquista David Graeber distinguiu as duas filosofias da seguinte forma: O Marxismo tornou-se um discurso teórico ou analítico sobre a estratégia revolucionária² O Anarquismo tornou-se um discurso ético sobre a prática revolucionária.
O movimento anarquista surge no seio da Internacional, entre os coletivistas, por obra dos militantes da Aliança da Democracia Socialista que é difundido por diversos países, principalmente na Europa e também através de correspondências em países fora do continente europeu, entre 18.
Socialismo é uma filosofia política, social e econômica que abrange uma gama de sistemas econômicos e sociais caracterizados pela propriedade social dos meios de produção. ... A propriedade social pode ser pública, coletiva, cooperativa ou patrimonial.
− Quais são as bases formadoras da estrutura social para o pensamento anarquista? (Para o pensamento anarquista, a estrutura social seria uma estrutura dinâmica, temporal e espacialmente sensível à transformação de suas instâncias, a partir da livre formação de pactos e unidades de soberania legitimamente construídas ...
Nessa última década do século XIX, a ação dos anarquistas foi guiada por grupos de propaganda principalmente informais, que publicavam periódicos, atuavam na educação de trabalhadores e participavam de associações diversas no meio operário.
O anarquismo comunista compartilha muitos traços com o anarquismo coletivista, mas os dois são distintos. O anarquismo coletivista acredita na propriedade coletiva enquanto o anarquismo comunista nega todo o conceito de propriedade a favor do conceito de uso.
O pensamento liberal defende menor (mínima) intervenção do Estado na economia, já o anarquismo defende a ausência do Estado por completo, sua extinção e de todas as regras impostas pela constituição. O liberalismo defende maior autominomia do setor econômico porém com a permanência do Estado e das leis.