A organização do trabalho pedagógico é constituído pelo Conselho Escolar, equipe de direção, órgãos colegiados de representação da comunidade escolar, Conselho de Classe, equipe pedagógica, equipe docente, equipe técnico-administrativa e assistente de execução e equipe auxiliar operacional.
A organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil visa assegurar meios e condições objetivas para atingir determinada finalidade, que na perspectiva sócio-histórico-dialética refere-se a uma formação integral, capaz de proporcionar o desenvolvimento multifacético da criança.
A organização do trabalho pedagógico deve fazer com que a criança se aproprie do mundo dos objetos e das relações. A criança deve estar num ambiente onde se sinta acolhida, segura e satisfeita, capaz de lidar com seus anseios, num ambiente rico em experiências, essencial para a construção de sua identidade.
A função social da escola e a articulação do trabalho pedagógico entre os diferentes segmentos no âmbito escolar, como a avaliação, replanejamento, recuperação e conselho de classe, são temas relevantes na construção do projeto político pedagógico em virtude das implicações que podem ocorrer na formação do aluno.
A gestão do trabalho compreende o ato de gerenciar não só a sua própria rotina, mas também a de uma equipe, garantindo o bom andamento das atividades da empresa.
O planejamento na Educação Infantil é um momento que possibilita o professor encontrar soluções para obter avanços no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança, por isso deve ser uma atividade contínua, onde o professor não somente escolhe os conteúdos a serem passados, mas faz todo um processo de ...
A rotina é uma categoria pedagógica utilizada na instituição educativa para auxiliar o trabalho do educador, sobretudo, para garantir que a criança seja atendida em suas necessidades básicas. ... As crianças de até três anos sentem maior conforto e segurança quando tem atividades que possuem regras.