Em cada rodada, um jogador deve colocar uma de suas cartas na mesa, e o jogador com a carta mais forte vence a rodada. Quem ganhar 2 dessas rodadas ganha a mão e marca 1 ponto, e uma nova mão se inicia. Durante as rodadas, os jogadores têm a opção de pedir Truco, Seis, Nove e Doze, aumentando o valor da rodada.
adjetivo [Brasil: SP] Diz-se de pessoa decidida, valente.
a) O truco é jogado com apenas 1 baralho, retirando-se as cartas 8, 9 e 10. b) A força das cartas obedece a seguinte seqüência decrescente: 3 2 A K J Q 7 6 5 4 (de todos os naipes). c) Com exclusão das manilhas, a carta 4 é a de menor valor e a 3 é a de maior valor, não importando o naipe.
A dupla que trucar na última rodada pode empachar (empatar) a carta do adversário para ganhar a mão: ou seja, quem truca na última NÃO é obrigado a matar a carta, e se fez a primeira e empachou a última ganhou a mão normalmente; EXCETO quando a primeira estiver EMPATADA (vale a maior): neste caso quando a partida for ...
Manilhas no truco, as cartas mais fortes do jogo No truco mineiro, da mais forte para a menos, as manilhas são: 4 de paus (Zap) > 7 de copas > A de espadas (Espadilha) > 7 de ouros.
As mãos são formadas por três rodadas, começadas pelo jogador mão (que ficará sempre à direita de quem deu as cartas). Em cada rodada, o jogador abre uma carta na mesa, e vence aquele que tiver a mais forte. O vencedor é o jogador ou dupla que vencer duas das três rodadas.
Tipo de gíria usada por grupos de adolescentes; sex. -transar,fazer amor,etc. usado para designo do termo sexo.
Termo gay usado quando se acha algo interessante, atrativo que chama atenção.
A sequência das cartas no truco paulista, independente do naipe, das mais fortes para as menos fortes, segue esta ordem: 3 > 2 > A > k > J > Q > 7 > 6 > 5 > 4.
Nesse caso, vale a ordem crescente segundo a seqüência de naipes: ouros (o mais baixo), espadas, copas e paus (o mais alto).