O silêncio não é a falta de fala nem o excesso. O silêncio é a plenitude da fala e como plenitude não é. ... O falatório só repete o falaz-tório e não procura nem trilha as veredas do silêncio. O falatório e palavrório repetem formas vazias de informação.
O silêncio é, comumente, associado à ausência da fala. Ao senso comum, enquanto a fala é presença de comunicação clara e óbvia, o silêncio é compreendido à falta da fala, a falta da linguagem — ou à pausa. Essa compreensão, porém, não poderia estar mais distante da realidade.
Assim, silêncio poderia ser considerada uma palavra paroxítona (grave), porque a sequência final, pós-tónica (-io) é praticamente um ditongo crescente e não pode ser dividido na translineação (não é conveniente deixar uma vogal isolada numa das linhas), mas é pronunciado com hiato, isto é, como duas sílabas.
substantivo masculino Ausência de qualquer ruído: o silêncio da noite.
Resposta: Silêncio é a ausência total ou relativa de sons audíveis.
Por exemplo, diga algo como "Não quero discutir isso agora" ou "Não estou com cabeça para falar sobre isso de modo construtivo. Vamos deixar para depois". O silêncio pode deixar algumas pessoas nervosas, exigindo uma resposta ou tomando atitudes drásticas para protestar contra o gelo.
Escultura foi banida de exposição na China. ... O impressionante rosto, chamado de "Silêncio", nasceu como um cri de coeur contra a censura do período seguinte à Revolução Cultural na China. Foi exposto brevemente durante uma temporada artística em Pequim, em 19, antes de ser proibido.
O poder transformador do silêncio está em nos libertar de nossos pensamentos, medos e desejos, dissipando as tensões do passado e as expectativas em relação ao futuro. Só no presente podemos descobrir quem realmente somos, alcançando assim a paz e a alegria que estão dentro de nós.
3 remanso, quietude, paz, quietação, calmaria, calma, repouso, serenidade, sossego, tranquilidade.