Na Terra, formada há 4,5 bilhões de anos, o ouro apareceu na forma de átomos alojados na estrutura de outros minerais. ... Mas a quantidade é muito pequena. Para se ter uma idéia, na crosta terreste – a camada mais superficial do planeta – em cada bilhão de átomos, apenas cinco são de ouro.
Os principais estados brasileiros onde o ouro pode ser encontrado são os estados do Pará, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais, havendo também na Bahia, Amapá e Maranhão. Porém, como a geologia de detalhe do Brasil ainda não é conhecida, podem existir jazidas de ouro em outros estados.
O ouro é frequentemente encontrado em solos que contêm rochas sólidas compostas de cinzas vulcânicas, chamadas tufos calcários. Uma análise revelará que o solo próximo a uma veia de ouro terá quartzo, feldspatos, feldspatoides e outros minerais de cor clara.
Como identificar uma área com ouro
Pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan, Estados Unidos, conseguiram criar ouro puro de 24 quilates em laboratório. A 'mágica' acontece graças a um processo conhecido como alquimia bacteriana, que permite aos cientistas transformar uma substância sem valor em um metal precioso.
A região estudada foi a do Maciço de Deseado, no Deserto da Patagônia argentina, onde o ouro foi encontrado pela primeira vez na América do Sul. A província possui uma das maiores reservas do metal no planeta, que é explorado ainda hoje.
Com a alta na cotação do ouro, o valor das exportações cresceu 15% em relação a 2019 e ultrapassou a marca de US$ 1,2 bilhão. Quatro dos dez municípios com maior volume de extração de ouro ficam na Amazônia, dominados por grandes multinacionais e donos de garimpo de larga escala.
Municípios possuidores de jazidas de ouro: Campo Largo, Bocaiúva do Sul, Morretes, Cerro Azul e Adrianópolis. Estudos novos, realizados na porção centro-oriental paranaense mostraram que existem demais minérios de metal como zircônio e nióbio.
Se a substância mineral a ser lavrada na terra do superficiário for o"ouro", ele terá o direito de receber um valor equivalente a 0,75% do faturamento bruto da mineradora, ou seja, 50% da alíquota de 1,5% que o empreendedor minerário pagará mensalmente como CFEM ao Governo, de acordo com os resultados de lavra.
No Sul, destacam-se os depósitos minerais de ametista, agregados, ouro e caulim, no Rio Grande do Sul; carvão (principalmente em Criciúma) e caulim, em Santa Catarina; talco (em Ponta Grossa), caulim e ouro no Paraná (IBRAM, 2012).