A luz emitida pelos vagalumes é o resultado de uma reação química que ocorre entre duas substâncias presentes no corpo do inseto: a luciferina e o oxigênio. Este fenômeno é conhecido como bioluminescência.
O processo para criar essa luz acontece na parte inferior do abdômen dos insetos. É que eles possuem órgãos fosforecentes que realizam reações químicas. Quando uma substância chamada luciferina entra em contato com o oxigênio, é desencadeada a produção de oxiluciferina, que emite a energia através da luz.
A luz do vaga-lume é um processo natural, que os cientistas chamam de bioluminescência. A luz destes besouros luminosos é produzida a partir de uma reação química com muita energia. Essa energia química é convertida em energia luminosa, sem que haja produção de calor.
O ciclo de vida de um vaga-lume é considerado longo para um inseto. Ele vive entre 1 e 3 anos, sendo que a maior parte desse tempo ele passa na fase larval. Se levarmos em conta um vaga-lume que viva 2 anos, cerca de 1 ano e 11 meses desse tempo ele viveria como larva, alimentando-se de vegetais e outros insetos.
Significado de Vaga-lume substantivo masculino Nome comum dado aos insetos, pertencentes à família dos lampirídeos e dos fengodídeos, caracterizados por possuírem órgãos que emitem raios luminosos e que se localizam na parte mais alta de seus abdomes; pirilampo. ... Forma Alt. de caga-lume.
A bioluminescência acontece graças a oxidação de uma molécula orgânica. Nessa reação química, a energia de ligação dos compostos orgânicos é convertida em luz visível. As moléculas, denominadas de luciferinas, são oxidadas e produzem moléculas excitadas, que decaem e emitem luz.
Para começo de conversa, os vaga-lumes são insetos pequenos que produzem luz à noite com seu órgão fosforescente localizado na parte inferior do abdômen. Como isso acontece? Essa luz é produzida por reações químicas feitas com as substâncias luciferina e oxigênio nuclear.
A luz dessa inseto, chamada de bioluminescência, serve para aproximar o macho e a fêmea e localizam-se na parte inferior dos segmentos abdominais. Sua produção depende de uma substância, a luciferina. ... Em contato com o ar e com a enzima luciferase, essa substância faz o inseto emitir luz amarela ou verde.
Explicação: seria uma lâmpada, pois um sistema elétrico é a ligação de sistemas elétricos como: indutores, capacitores, fontes de tensão, Diodos.... .. Mas o único componente que tem a capacidade de criar luz, sendo assim um ponto de Luz Principal e n secundária é a lâmpada de LED.
Ela simboliza o Espírito Santo no Cristianismo. Remete-nos à ideia de paz interior, saúde espiritual, poder de comunicação e interação com as pessoas a nossa volta, magia da luz interior.