A origem dos oceanos está intimamente ligada à formação da atmosfera e ao resfriamento do planeta e formação da litosfera. É da atmosfera que veio pelo menos 50% da água que preenche as bacias oceânicas (acredita-se que outros 50% têm origem em meteoritos).
Assim como a parte terrestre do nosso planeta possui uma grande complexidade e dinâmica geológicas, o fundo do mar também possui ilhas, vulcões extintos e ativos, cadeias de montanhas, fossas oceânicas e planícies abissais. ... O mar profundo apresenta o maior bioma do nosso planeta; no entanto, é o menos explorado.
Mar é um grande corpo de água salgada cercado por terra em parte ou em totalidade. ... Já as mudanças locais no nível do mar originam-se a partir da gravidade da Lua e do Sol. A direção de tudo isso é atribuída às massas de terra de superfície e submarinas e à rotação da Terra, por meio da força inercial de Coriolis.
foram expelidas por vulcões e da superfície do planeta, que ainda era extremamente quente. Alguns milhões de anos mais tarde, com o resfriamento da superfície da Terra, ocorreu, então, a condensação desse vapor, formando então, um oceano primitivo, que, era muito diferente do atual.
Já que o sal não consegue evaporar com a água, nosso planeta vai acumulando essa substância nos mares. Considerando que esse processo se repete por centenas de milhões de anos, a quantidade de cloreto de sódio nos mares é alta, e é exatamente isso o que torna a água do mar salgada.
O ponto mais profundo dos Oceanos e, consequentemente, do mundo inteiro, fica bem no fundo da Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, próximo ao Mar das Filipinas. Sua profundidade é de 11 km, a mesma distância entre os aviões em voo e o solo.
Mares fechados: são aqueles que se encontram nos interiores dos continentes, desse modo, não apresentam uma ligação de maneira direta com os oceanos, como, por exemplo, o mar de Aral e o mar Cáspio. Mares abertos: estão diretamente ligados aos oceanos que se encontram nas proximidades.
Nunca entrar em mar aberto com água acima da cintura, principalmente durante a maré alta. O perigo aumenta nas fases de lua nova e cheia e em períodos de águas turvas. Esse conjunto de fatores facilita a aproximação de tubarões (de um a três metros) junto à orla.