O fio de seda é fabricado do casulo da lagarta de diversas mariposas. A mais comum é a Bombyx mori, bicho-da-seda da amoreira, que responde por 95% da produção mundial. A sericultura moderna é mecanizada, porém o processo de produção é basicamente o mesmo há 5 mil anos.
Na produção da seda, o casulo é removido das árvores quando ficam prontos e são postos para secar. Depois disso, eles passam por uma espécie de cozimento, que mata a larva ainda viva dentro desse casulo, e amolece a sericina. É esse processo que possibilita esticar os filamentos do casulo.
O bicho-da-seda é uma mariposa pertencente à Ordem Leptidoptera, Superfamília Bombycoidea, família Bombycidade. Como o próprio nome diz, é o animal que dá origem à produção dos fios de seda, utilizados na indústria têxtil.
"O Novalurom é considerado um inseticida menos agressivo ao meio ambiente, porém conseguimos demonstrar que, no caso do bicho-da-seda, sua ação é nefasta, afetando toda a vida dos insetos, prejudicando todas as etapas do seu ciclo de crescimento, da larva à crisálida à mariposa, e também afetando a sua reprodução," ...
A seda é uma fibra obtida a partir dos casulos do bicho-da-seda. Trata-se de um filamento contínuo de proteína, que ao ser processado em uma trama, dá origem a um tecido de bastante resistência, maciez e alta qualidade.
Linha é o produto de fio, para costura a mão ou a máquina; as linhas de costura modernas podem ser acabadas com cera ou outros lubrificantes para suportar as tensões envolvidas na costura.
O ciclo de desenvolvimento do bicho-da-seda vai da eclosão do ovo até a transformação da lagarta em mariposa. O período em que vive como a lagarta é dividido em cinco fases ou idades, durante as quais é sempre alimentada com folhas da amoreira (Morus spp.).
O bicho da seda produz um casulo do qual se extrai os fios, para formar um tecido de toque suave, cobiçado no mundo inteiro e que nunca sai da moda, muito importante para o setor têxtil. O sistema de produção é feito de forma integrada com as indústrias de fiação.
Para criar bicho-da-seda, uma das condições é cultivar amoreiras, cujas folhas são sua principal fonte de alimento. Além disso, uma boa assistência técnica, mão de obra capacitada e capital disponível são fatores determinantes para a escala de produção da Bombyx mori L..