O chiaroscuro se define pelo contraste entre luz e sombra na representação de um objeto, porém com número menor de nuances tonais, nas transições, se comparado com o sfumato. ... O chiaroscuro tenta representar, no desenho e na pintura, sombras mais definidas, simulando o volume.
Resposta: Os contrastes servem para determinar efeitos de volume nos objetos e nas formas.
Produzindo volume Ou seja, quanto mais luz você trabalhar incidindo sobre o desenho, maior será o volume do objeto em questão. A técnica geralmente é utilizada em desenhos realistas, e pode ser apreciada nos posts sobre Will Barcellos, Caravaggio e Renoir.
LUZ E SOMBRA, são os elementos básicos para produzir o efeito de Volume nos objectos, são a base da tridimensionalidade no desenho e na pintura. Num desenho realizado em duas dimensões (no papel), a luz e a sombra são os elementos que definem e caracterizam o volume de dito objecto.
Outro aspecto peculiar da arte barroca é a importância do uso da luz. Para a arquitetura barroca, a luz é um elemento fundamental. Os fortes contrastes entre partes vivamente iluminadas e partes quase na escuridão, são típicos dos edifícios da época e contribuem para dar dramaticidade à atmosfera.
Tome um momento para olhar ao seu redor os objetos familiares. Tente descobrir porque você vê as suas reais formas tridimensionais. Olhe para os diferentes valores criados pela luz e sombras. Observe as figuras a seguir e localize a sombra própria, projetada e o brilho da luz.
Além de oferecer novas percepções às crianças, o trabalho com luzes e sombras possibilita que elas pensem acerca de fenômenos da ótica, como os reflexos.
O teatro de sombras proporciona o desenvolvimento da criatividade e da motricidade das mãos na criança, importante no período da pré-escola e da alfabetização. Para que aconteça o teatro de sombras com as mãos, é necessário que o ambiente esteja escuro, iluminado somente com uma lâmpada ou uma vela acesa.
Faça uma pressão um pouco maior com o lápis para fazer tons mais escuros do lado oposto à fonte de luz. Faça camadas de sombreado, trabalhando em direção à parte mais escura do desenho. A sombra mais escura é chamada de sombra projetada. As formas arredondadas terão sombras refletidas do lado oposto ao da fonte de luz.
A luz e a sombra são elementos fundamentais da linguagem visual. Com elas podemos criar no desenho, na pintura e escultura belíssimos efeitos como o de dilatação do espaço, o de profundidade e o de valorização da parte mais iluminada.