Dom João Dom João Maria de Bragança Ouça em voz altaPausarDom João. Dom João Maria de Bragança (futuramente Dom João VI) foi nomeado Príncipe Regente do Reino do Brasil, um dos constituintes do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, devido à loucura de sua mãe, a rainha Dona Maria I, impossibilitada de governar.
Pedro I Ouça em voz altaPausarPedro I nasceu em Lisboa, em 1798, e era filho de D. João VI e Carlota Joaquina, rei e rainha de Portugal a partir de 1816. Tornou-se regente do Brasil em 1821, quando seu pai foi obrigado a retornar para Portugal.
Ouça em voz altaPausarRegência (do latim regentia) refere-se ao governo temporário instituído em um país durante um impedimento do chefe de Estado, especialmente de um monarca.
Ouça em voz altaPausarNa regência nominal, o termo regente é um nome, isto é, um substantivo, um adjetivo ou um advérbio, que sempre será acompanhado por uma preposição, cuja função é intermediar a relação entre o nome e seus complementos.
Ouça em voz altaPausar1 governador. 2 administrador, diretor, gerente.
João VI de PortugalJoão VIDescendênciaMaria Teresa, Princesa da Beira Francisco Antônio, Príncipe da Beira Maria Isabel de Bragança Pedro I do Brasil & IV de Portugal Maria Francisca de Bragança Isabel Maria de Bragança Miguel I de Portugal Maria da Assunção de Bragança Ana de Jesus Maria de BragançaCasaBragança
Ouça em voz altaPausarLogo depois criou o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Em 26 de abril de 1821, pressionado pelos portugueses, D. João foi obrigado a retornar com sua corte para Lisboa, deixando seu filho Pedro como príncipe regente no Brasil.
Ouça em voz altaPausarJoão VI voltou para Portugal e deixou seu filho, Dom Pedro I, como príncipe regente em terras brasileiras.
Ouça em voz altaPausarEm junho de 1822, D. Pedro convoco uma Assembleia Constituinte para elaborar a Constituição do Brasil, ou seja, um conjunto de leis que regeria a vida político-administrativa do país, garantindo direitos e estabelecendo deveres aos cidadãos e ao Estado.