A Mesa Branca é a prática da mediunidade com base nos ensinamentos de Jesus Cristo através de guias espirituais, que podem ser entidades ou espíritos de trabalho. A mesa é o objeto mais importante da sessão, onde os médiuns se dispõem ao redor para começarem as consultas espirituais.
Espiritismo, doutrina espírita, kardecismo ou espiritismo kardecista é uma doutrina religiosa, filosófica, mediúnica e moderno espiritualista de moral cristã codificada pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, que usava o pseudônimo Allan Kardec.
Pontos em que ocorre a diferença: o espiritismo não admite uso de imagens, já na umbanda tem imagens e altares; o espiritismo não tem culto material e na umbanda ocorre; espiritismo rege por um corpo de doutrina homogênea, codificada por Allan Kardec, a umbanda não se rege por essa doutrina.
A opção espírita engloba os kardecistas (2.262.401), adeptos de umbanda (397.431) e candomblé (127.582), seitas estas de origem afro, além de outras como xamanismo e santo daime com menor número de seguidores, seitas que pressupõem conhecimento e uso de forças sobrenaturais.
O que é mesa branca? Bastante associada à umbanda e ao espiritismo, mesa branca é a prática da mediunidade com base nos ensinamentos de Jesus Cristo. Trata-se de uma reunião entre médiuns cujo objetivo é ajudar os espíritos obsessores a encontrarem o caminho do bem.
Isso quer dizer que, sim, o Espiritismo é uma religião – pois apresenta toda uma série de explicações espirituais e divinas para eventos tão comezinhos quanto o mau humor do seu vizinho e tão devastadores quanto a morte de alguém em sua família.
O Espiritismo tem três preceitos fundamentais: o da evolução do espírito através da reencarnação, o da existência de vida em outros mundos e o da prática mediúnica como forma de comunicação entre os vivos e os mortos.
As crenças da umbanda misturam elementos de candomblé, espiritismo kardecista e catolicismo. É uma religião monoteísta, centrada na figura de um deus único e onipresente chamado Olorum. ... A religião prega também a imortalidade da alma, a reencarnação, e a existência e a interação com entidades espirituais.
O que é mesa branca? Bastante associada à umbanda e ao espiritismo, mesa branca é a prática da mediunidade com base nos ensinamentos de Jesus Cristo. ... A escolha da cor da mesa deve-se ao fato de que o branco simboliza a pureza, a integridade e a inocência. O branco também é a cor da cura, da purificação e da iluminação.