Causas. A região do sertão nordestino e do agreste, ambos de clima semiárido e vegetação denominada caatinga, apresenta temperaturas elevadas com baixa precipitação pluviométrica durante o ano. ... Outro fator é o desmatamento da Zona da Mata, pois também contribui para o aumento da temperatura no sertão nordestino.
As principais causas da seca do Nordeste são naturais. A região está localizada numa área em que as chuvas ocorrem poucas vezes durante o ano. Esta área recebe pouca influência de massas de ar úmidas e frias vindas do sul.
Fome e miséria: as principais consequências da seca Estas regiões ficam na dependência de ações públicas assistencialistas que nem sempre funcionam e, mesmo quando funcionam, não geram condições para um desenvolvimento sustentável da região.
A seca é um fenômeno natural que não possui uma definição rigorosa e universal. Pode ser entendida como deficiência em precipitação (chuva) por um extenso período de tempo, resultando em escassez hídrica com repercussões negativas significativas nos ecossistemas e nas atividades socioeconômicas.
Existe uma série de fatores que influenciam o clima, como a latitude, a altitude, as massas de ar, as correntes marinhas e a maritimidade ou continentalidade, isso sem falar da ação humana. A Latitude é um dos fatores que mais interferem no clima.
Existem quatro tipos de secas: meteorológica, hidrológica, agrícola e socioeconômica. As três primeiras abordam a seca como um fenômeno físico, enquanto a última trata a seca em termos de oferta e demanda, monitorando os efeitos da escassez de água sobre a população.
Para desenvolver o plantio do fumo, florestas foram dizimadas. Como consequência, as mudanças climáticas produziram ondas de chuva e seca que arruinaram as terras aráveis para agricultura.
Resposta/Explicação: Os animais acabam e os currais acabam ficando limpos, as consequências mais evidentes dessas grandes secas são a fome, a desnutrição, a miséria e a migração para os centros urbanos.
Sendo os fatores climáticos elementos que interferem diretamente nas condições climáticas de determinado local, podemos conceber que eles estão relacionados com altitude, latitude, massas de ar, maritimidade, relevo, vegetação e correntes marítimas.
A semiaridez do sertão é resultante de fenômenos naturais, tendo como exemplo o el niño, podendo os mesmos ser intensificados por causas ou atividades antrópicas e pela ocorrência de periódicas secas. Entre os anos de 19 o Sertão Paraíbano foi uma das regiões do estado mais atingida por estiagens e secas.