O osso é formado por um tecido esponjoso mais leve (trabecular), que é revestido por uma camada exterior rígida conhecida como osso compacto (cortical). O exterior do osso é coberto pelo periósteo, uma camada de tecido fibroso.
A medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, também conhecido popularmente por "tutano", que tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.
Reserva de sais minerais: os ossos armazenam diversos sais, como cálcio, fósforo, potássio, entre outros. Em relação ao cálcio, quando a quantidade eliminada pelo organismo é maior que a absorvida, o organismo busca o equilíbrio retirando cálcio dos ossos.
O tecido ósseo tem a função de sustentação e ocorre nos ossos do esqueleto dos vertebrados. É um tecido rígido graças à presença de matriz rica em sais de cálcio, fósforo e magnésio. Além desses elementos, a matriz é rica em fibras colágenas, que fornecem certa flexibilidade ao osso.
Estrutura dos Ossos A estrutura óssea é constituída de diversos tipos de tecido conjuntivo (denso, ósseo, adiposo, cartilaginoso e sanguíneo), além do tecido nervoso. É a mais externa, sendo uma membrana fina e fibrosa (tecido conjuntivo denso) que envolve o osso, exceto nas regiões de articulação (epífises).
O esqueleto axial consiste de 80 ossos na cabeça e tronco do corpo humano. Ele é composto por três partes: a coluna vertebral, a caixa torácica e a caixa craniana. O esqueleto axial também é caracterizado pela função de sustentação do corpo.
A superfície externa e interna dos ossos é recoberta por uma camada de tecido conjuntivo e de células osteogênicas, constituindo, respectivamente, o periósteo e o endósteo. A camada mais externa do periósteo contém principalmente fibras colágenas e fibroblastos.
Cada uma das partes duras e esbranquiçadas, ligadas entre si por articulações, e que constituem o esqueleto. O osso ou tecido ósseo é uma forma muito diferenciada de tecido conectivo, formado especialmente por uma matriz orgânica com diversos sais minerais, em que predominam o fosfato e o carbonato de cálcio.
A noção de sistema ósseo, por conseguinte, faz menção ao conjunto de ossos que formam o esqueleto. ... O ser humano dispõe de um sistema ósseo formado por 206 ossos que crescem e se desenvolvem na infância e na adolescência. Graças a estes ossos, as pessoas podem permanecer de pé e deslocar-se.