O que se pode saber sobre a vida económica dos astecas com base nessa imagem do códice Mendoza? Podemos saber que praticavam a escravidão, dividiam o trabalho por gênero, produziam ferramentas e estabeleciam comércio com outros povos. ...
Ao longo da expansão do povo asteca, a agricultura foi se tornando a sua principal atividade econômica. ... Além disso, os astecas também utilizaram de canais de irrigação que tornavam possível o plantio em regiões menos férteis. O comércio também figurava entre uma das principais atividades da economia asteca.
O Códice Mendoza também foi uma espécie de manuscrito pictórico, pintado com figuras coloridas, e tinha o objetivo de registrar e transmitir informações para o Imperador da Espanha sobre a história asteca, suas práticas tributárias e sua vida social (Ronco & Martorelli, 2008).
Este códice recebeu o nome de Mendoza pelo vice-rei de origem espanhola. Serviu para capturar as informações mais relevantes em relação à história imperial e à organização, tanto econômica quanto socialmente, que existia na sociedade asteca.
Os astecas pagavam muitos tributos ao estado. Estes tributos eram pagos com parte da produção ou prestação de serviços. Os tributos eram usados , principalmente, na construção de estradas, canais, palácios e diques.
Entre as invenções dos astecas, constam a irrigação da terra e a construção dos "jardins flutuantes" - cultivo de vegetais em terrenos retirados do fundo dos lagos. A construção das chinampas (nome dado a esses jardins) era feita nos lugares mais rasos dos lagos.
Na agricultura, cultivavam de mandioca, cacau, algodão, fumo e outras. Tinham também um sistema de irrigação muito avançado, com aquedutos e canais por onde transitavam barcos. Dentro do campo do conhecimento, os astecas não conheciam a roda, como todos os outros povos pré-colombianos.
A sociedade asteca era hierarquizada e rigidamente dividida. ... A sociedade era hierarquizada e rigorosamente dividida. Era liderada por um imperador, chefe do exército. A nobreza era também formada por sacerdotes e chefes militares.
de 1541 O Códice Mendoza é datado de 1541, foi escrito pelos astecas a mando do primeiro vice-rei da Nova Espanha, Antonio de Mendoza. O Códice Mendoza é dividido em três partes, na primeira é contada a história do povo asteca, começando pela lenda de fundação de Tenochtitlan.
Códice (do latim caudex, casca de árvore) é um veículo de escrita composto de folhas dobradas costuradas ao longo de uma aresta. É originário do século I e é considerado o precursor do livro. ... Os textos cristãos, no entanto, desde os mais antigos foram escritos em códices.