RAM é a memória volátil, o que significa que as informações temporariamente armazenadas no módulo são apagadas quando você reinicia ou desliga o computador. Como as informações são armazenadas eletricamente em transistores, quando não há corrente elétrica, os dados desaparecem.
Memória de computador volátil e não volátil Memórias voláteis são peças de computador que possuem capacitores ou transistores e guardam a informação temporariamente, ou seja, o que está armazenado nela tem que ser constantemente atualizado para não se perder e essa atualização é feita por pulsos elétricos.
Qual o significado da sigla RAM? RAM é uma abreviação de "Memória de Acesso Aleatório" (do inglês, Random Access Memory). ... A memória RAM, como é conhecida no Brasil, é um espaço de armazenamento de dados temporário e super-rápido para acesso imediato pelos computadores.
Basicamente são dois tipos de memórias que existem: memórias voláteis, isto é, perdem seus dados com ausência de energia, como a memória cache, registradora, memória de acesso aleatória (RAM). As memórias flash, disco rígido (HD), são memórias não voláteis, isto é, não perdem seus dados na ausência de energia.
Basicamente, a RAM guarda temporariamente toda a informação que o computador precisa para aquele momento ou para um futuro próximo. Isso é um fator que a diferencia de um HD, por exemplo, que é mais lento e faz um armazenamento para longo prazo.
A principal característica da RAM é que ela é volátil, ou seja, os dados se perdem ao reiniciar o computador. Ao ligar é necessário refazer todo o processo de carregamento, em que o sistema operacional e aplicativos usados são transferidos do HD para a memória, onde podem ser executados pelo processador.
Na química, uma substância considerada volátil é aquela que passa facilmente do estado líquido para o gasoso – enquanto uma substância não-volátil dificilmente evapora na temperatura ambiente. O álcool e a acetona, por exemplo, são considerados muito voláteis – pois, em temperatura ambiente, evaporam rapidamente.
Memória volátil é a memória cujo conteúdo é perdido quando o computador é desligado. A Memória RAM, a memória cache e a memória dos registradores do processador são todas voláteis. Memória não volátil é a memória cujo conteúdo é mantido mesmo que o computador seja desligado.
Diferentemente da memória do HD, a RAM não armazena conteúdos permanentemente. É responsável, no entanto, pela leitura dos conteúdos quando requeridos. Ou seja, de forma não-sequencial, por isso, a nomenclatura em inglês de Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório).