Como identificar o tampão mucoso corretamente Quando sai, o tampão normalmente se desprende inteiro do útero, é semelhante a uma clara de ovo esbranquiçada e o tamanho de 4 a 5 centímetros. No entanto é capaz de variar de forma, textura e cor, mesmo em uma gravidez sem risco nenhum.
O exame de toque é utilizado para se verificar a dilatação do colo, que chega até 10 cm. "O exame de toque também avalia a espessura do colo do útero da gestante – que pode ser grosso, médio ou fino, de acordo com a intensidade das contrações. Quanto mais fino está o colo, mais rápida a dilatação acontece.
Fase Ativa: Mudança rápida do colo do útero. Se inicia após 4 a 6 cm de dilatação e vai até a dilatação total ou 10 cm, quando o colo desaparece completamente e o útero e a vagina se transformam no canal de parto.
A perda do tampão mucoso e líquido pode significar que você não está mais protegida contra os agentes infecciosos. Portanto, no momento em que o tampão sair, é importante visitar seu médico obstetra para obter um parecer clínico de um especialista.
Um estudo realizado e publicado pela revista Lancet mostrou que uma linha roxa "cresce" entre as nádegas indicando a dilatação cervical. A linha começa na margem anal no início do trabalho e ergue-se como um "termômetro de mercúrio". Quando atinge o topo, a mulher está em dilatação total.
Durante uma contração, no início do parto, verificar quantos dedos cabem entre o fundo do útero (onde acaba a barriga) e a linha de sutiã (que é onde fica o processo xifoide) – nesse início é comum caber 5 dedos. Como o fundo do útero fica mais espesso e sobe durante o parto, vão caber cada vez menos dedos.