Sinais de um gato doente
Respiração com a boca aberta Realmente representa um sinal de que, ou o animal está muito estressado ou com grande dificuldade respiratória. Este é outro sinal de que algo está realmente errado. Leve o mais rápido possível ao seu veterinário.
Gato triste e que não come, falta de energia ou apatia são sintomas comuns em diversas doenças. O Dr. Bruno explica que quadros infecciosos, viroses, depressão e até mesmo velhice podem deixar os bichanos desanimados. No entanto, isso não significa que esse sinal deve ser ignorado.
Enquanto estiver doente, o seu gato deve beber água fresca de forma abundante. Caso de negue, é recomendável ser você mesmo a dar-lha com a ajuda de uma seringa. Faça-o em intervalos de quinze ou trinta minutos: assim, está a evitar que fique desidratado.
Dica 4: Aposte em alimentos macios e úmidos Quanto mais macios e úmidos forem os alimentos que você oferecer para seu gatinho doente, maior será a probabilidade de aceitação deles. Isso é afirmado pela possibilidade de existir dificuldade de mastigar. Nesse caso, tais alimentos serão úteis.
Feche a boca do gato e sopre jatos curtos e rápidos de ar nas suas narinas, dando tempo para o ar sair antes de soprar de novo (4-5 segundos). Você pode usar a mão para fazer um caminho e evitar que o ar escape.
Para identificar se é mesmo uma tosse, ela diz que é preciso ficar atento à respiração do gato. No caso da asma e da bronquite, a respiração do gato faz um barulho, um ruído na tentativa de respirar. Outro ponto que deve ser observado é que o gato aumenta os movimentos, fica mais ofegante e sua respiração mais curta.
Animal muito quieto ou com mudança de hábito Claro que em um dia mais frio, é comum que eles fiquem sonolentos. Contudo, se o animal passa a evitar qualquer contato, pode ser um caso de doença de gato. Ele pode, por exemplo, estar com dor devido a um trauma ou apresentar febre.