Pupilas Dilatadas Quando ela está totalmente dilatada significa que seu gato está animado querendo brincar ou surpreso com algo. Já quando estão parcialmente dilatadas são sentimentos completamente opostos: agressão ou medo.
"Além disso, enfermidades como catarata, uveíte e glaucoma também podem gerar cegueira", complementa. Nesses casos, sim, são enfermidades que causam cegueira nos gatos. Esses são apenas alguns dos motivos que podem causar esse problema nos gatos. Há casos de pets que nascem cegos por condições genéticas.
Felinos possuem uma terceira pálpebra escondida e só aparece quando é preciso proteger os olhos de alguma irritação ou ferimento. "Essa pálpebra é visível, então, quando aparecer no seu gato, algo estará errado e será necessário levá-lo ao veterinário.
O tratamento é possível com o uso de colírios, que ajudam a estabilizar a pressão intraocular. Contudo, se o tutor não levar o felino ao médico-veterinário no começo da doença, a pressão causa a lesão no nervo óptico. Quando isso acontece, a situação passa a ser irreversível, e o animal perde a visão.
Conheça doenças que podem deixar seu cachorro ou gato cego. Quando um peludo está com algum problema de visão, ele pode apresentar incômodo ocular, produção excessiva de lágrimas (ou a ausência delas), olhos vermelhos e irritação e dor ao ser tocado na região.
É fácil passar despercebido, mas os gatos tem sim três pálpebras! Como nós, eles têm uma superior e uma inferior, porém no cantinho interno do olho está a terceira: uma membrana branca que você pode ter visto de relance quando o gato estava muito relaxado ou logo depois de ele acordar de um bom sono.
Neste momento pode-se notar que o gato também se encontra tranquilo, já que não precisa "ativar" sua máxima capacidade de captar luz para caçar – a não ser que algum passarinho passe pela janela! Em ambientes escuros, as pupilas dilatam para aproveitar toda a captação de luz possível para o animal.