Para que um composto orgânico seja opticamente ativo é necessário que suas moléculas seja assimétricas, ou seja, suas moléculas devem possuir carbono assimétrico, que é o carbono que possui os quatro ligantes diferentes, ou seja, carbono com ligação dupla ou tripla nunca pode ser assimétrico.
Quando uma molécula possui apenas um carbono assimétrico ou quiral ele terá 2 isômeros opticamente ativos, que são o dextrogiro e o levogiro, e 1 isômero opticamente inativo, que é a mistura racêmica desses dois enantimorfos.
- Para calcular o número de isômeros opticamente ativos, utilizaremos a fórmula 2^n (Dois elevado a n, em que n é o número de carbonos assimétricos da molécula). Nessa molécula temos 2 carbonos quirais. Dessa forma, o número de estereoisômeros opticamente ativos é 2² = 4.
Mistura racêmica é aquela formada por molécula dextrogira e levogira e que não consegue desviar o plano da luz polarizada. Os isômeros dextrogiro e levogiro são chamados de opticamente ativos (IOA). ...
Isômeros opticamente ativos são substâncias químicas capazes de polarizar e desviar o plano da luz polarizada para a direita ou para a esquerda. ... Assim, se uma substância apresenta carbono quiral, automaticamente ela possui moléculas com comportamento óptico, ou seja, isômeros opticamente ativos.
Os isômeros ópticos são substâncias que possuem a mesma fórmula molecular (os átomos dos mesmos elementos e na mesma quantidade na molécula), mas que apresentam atividade óptica contrária, o que designa um tipo de isomeria espacial, mais corretamente chamada de estereoisomeria.
Para determinar se uma substância orgânica apresenta isômeros ópticos ativos, basta verificar a presença de um ou mais carbonos quirais em sua estrutura.
A mistura equimolar dos dois antípodas resulta numa mistura opticamente inativa, denominada mistura racêmica, conhecida também como isômero racêmico, simbolizado por (dl) ou (r). Portanto, há um total de três isômeros ópticos do ácido láctico: o dextrogiro, o levogiro e o racêmico.
Qual é o número de estereoisômeros opticamente ativos que o ácido 2,3,4-tricloropentanoico apresenta? Alternativa "e". Os asteriscos indicam que a molécula possui três carbonos assimétricos diferentes. Portanto, apresenta: 23 = 8 enantiômeros.
Para determinar se uma substância orgânica apresenta isômeros ópticos ativos, basta verificar a presença de um ou mais carbonos quirais em sua estrutura. Lembrando que o carbono quiral é aquele que apresenta obrigatoriamente quatro ligantes diferentes: Não pare agora...