Para identificar o predicado é bastante simples, afinal, ele é tudo que não é sujeito. O predicado é o único termo indispensável em uma oração, pois há casos em que oração não possui sujeito e outros em que o sujeito é indeterminado.
Significado de Predicado [Gramática] Termo da oração no qual se afirma ou nega alguma coisa. ... Predicado verbo-nominal. Predicado que apresenta um núcleo verbal e um núcleo nominal: as cartas chegaram abertas. Etimologia (origem da palavra predicado).
2 Qualidade considerada positiva ou desejável, como bondade, delicadeza, gentileza etc.; mérito, virtude: Encontrou uma pessoa com muitos predicados.
O predicado é a parte da oração que contém o verbo e que traz informações sobre o sujeito, podendo ser classificado como: verbal, nominal ou verbo-nominal. A sintaxe é a parte da gramática que estuda a organização da oração.
O sujeito é o termo de uma frase que sofre uma determinada ação. O predicado é todo termo da frase que faz referência ao sujeito. Uma oração completa é formada por sujeito e predicado. Os sujeitos podem ser classificados em determinados (simples, composto ou oculto).
Na gramática, o predicado é um dos termos essenciais da oração, juntamente com o sujeito. Define-se o predicado como tudo aquilo que se diz ou o que se declara sobre o sujeito, ou tudo aquilo que se informa sobre o sujeito, que é o termo com o qual verbo concorda.
Tradicionalmente, distinguimos o predicado de uma oração em três tipos, a depender de que elemento figura como seu núcleo: predicado verbal, predicado nominal e predicado verbo-nominal.
O predicado é todo termo da frase que faz referência ao sujeito. Uma oração completa é formada por sujeito e predicado. Os sujeitos podem ser classificados em determinados (simples, composto ou oculto). Já os predicados podem ser classificados entre nominal, verbal e verbo-nominal.