Recalque, também conhecido como recalcamento, é o ato ou efeito de recalcar, de dominar, de concentrar, de reprimir aspirações, desejos, instintos.
De modo literal, pessoas recalcadas são aquelas que, frequentemente, calcam os seus desejos e tiram conclusões erradas, apoiadas em suposições quando sentem perigos contra si e seus valores.
O recalque, então, é uma forma de negação e rechaço de elementos do psiquismo [ideias, emoções, memórias] para fora da consciência. É um mecanismo que tem um dispêndio de energia grande, realizando uma pressão para manter os elementos no Inconsciente.
Freud se refere ao recalque como um mecanismo que age sobre o representante pulsional, entendendo esse representante como uma ideia ou grupo de ideias catexizadas por uma quota definida de energia psíquica. ... A principal função do recalque seria a fuga ao desprazer.
O recalque ou assentamento é o termo utilizado em arquitetura e em engenharia civil para designar o fenômeno que ocorre quando uma edificação sofre um rebaixamento devido ao adensamento do solo sob sua fundação. ... Outro exemplo bastante citado no Brasil são os prédios na orla da cidade de Santos.
A diferença entre recalque e inveja O primeiro se refere às suas próprias fraquezas e ao modo como o seu subconsciente ou até mesmo consciente encontrou para te proteger delas. O segundo se relaciona com a sua obsessão por algo ou alguém que não pode ter.
A partir do momento em que um desejo recalcado encontra uma outra via de satisfação (aceitável socialmente), ocorre o processo de sublimação. Na química, esse conceito diz respeito à transformação da matéria em um estado sólido para o gasoso. Já na dimensão moral, corresponde a um processo de purificação.
A inveja é um sentimento que pode ser corrosivo, já que a pessoa perde muita energia ao se centrar em ter o que é do outro, em viver a vida do outro. O invejoso sente extremo pesar pelo bem-estar e prosperidade de quem está à sua volta, e por isso deseja o infortúnio daquele que desperta sua inveja.
O simples falar a respeito de seu recalque, já pode provocar alívio no paciente. Com o passar do tempo, os desejos inconscientes podem acabar se revelando. Com o reconhecimento dos desejos e através da terapia, com o tempo o sintoma acaba desaparecendo.
O recalcamento é um dos destinos possíveis da pulsão, sendo descrito por Roudinesco (1998) como "o processo que visa a manter no inconsciente todas as idéias e representações ligadas às pulsões e cuja realização, produtora de prazer, afetaria o equilíbrio do funcionamento psicológico do indivíduo, transformando-o em ...