A oxigenação tecidual é identificado como o processo no qual as trocas gasosas ocorrem no interior dos tecidos. Nesse caso acima citado, o processo de enfraquecimento da interação entre H+ e a hemoglobina, fazendo com que em decorrência disso, o oxigênio seja captado pelas células próximas à corrente sanguínea.
Hematose é a troca de gás carbônico por gás oxigênio nos alvéolos pulmonares. A hematose é o processo de trocas gasosas que ocorre nos capilares sangüíneos dos alvéolos pulmonares através da difusão de gases: oxigênio e dióxido de carbono.
Para que ocorra o processo de respiração, é necessária uma ação conjunta de músculos intercostais e do diafragma, que permitem a entrada e a saída do ar. O ato de respirar pode ser dividido em dois movimentos básicos: inspiração e expiração.
O processo de respiração pulmonar só é possível graças a dois movimentos respiratórios: a inspiração, que garante a entrada do ar, e a expiração, que permite a saída do ar.
A respiração celular ocorre nas mitocôndrias, em presença de oxigênio, e é divida em três etapas: a glicólise, o ciclo do ácido cítrico (ou ciclo de Krebs) e a fosforilação oxidativa. ... O processo de respiração celular ocorre em organelas denominadas mitocôndrias.
A hematose acontece quando o oxigênio proveniente da respiração pulmonar chega aos alvéolos pulmonares. Nesse local, o oxigênio difunde-se para o sangue presente nos capilares à sua volta e o gás carbônico presente no sangue dos capilares difunde-se para o interior dos alvéolos (trocas gasosas).
2º Hemiciclo – Expiração. – O ar pulmonar é expelido para o ambiente, carreando o CO₂ e outros componentes para fora. O aparelho respiratório (Fig. ... Os pulmões estão encerrados dentro de uma caixa ósseo-muscular, o tórax, que se dilata e contrai através dos músculos intercostais (MI) e do diafragma (D).