As reticências marcam a interrupção da continuidade textual motivada pelo próprio desejo do autor e são representadas graficamente na língua escrita como três pontos seguidos "...". ... E assim como o ponto de exclamação, as reticências também são um dos sinais de pontuação.
Quando se usa colchetes e reticências?
As omissões em citações – permitidas quando não alteram o sentido da frase ou do texto – são indicadas pelo uso de reticências entre parênteses ou entre colchetes.
Quando usar as reticências?
Quando usar as reticências? 1. Para interromper um pensamento de forma que o leitor subentenda o que seria enunciado ou imagine: a) Ele disse que não queria, mas... b) Nada disso teria acontecido se... você sabe. 2. Para indicar hesitações comuns na oralidade:
Qual a origem da palavra reticência?
A palavra tem origem no latim e significa algo implícito. De uma forma geral, as reticências indicam um pensamento que ainda não terminou ou a omissão de alguma coisa que não foi escrita. Trata-se de um sinal de pontuação que demonstra uma interrupção da frase.
Quais são as reticências na escrita?
As reticências são, na escrita, uma são dois pontos (normalmente três, como "…") no fim, no início ou no meio de uma frase. A utilização deste gênero de pontuação indica um pensamento ou ideia que ficou por terminar e que transmite, por parte de quem exprime esse conteúdo, reticência, omissão de algo que podia ser escrito, mas que não é.
Quais são as reticências e o ponto de exclamação?
As reticências e o ponto de exclamação, ... são ótimos auxiliares da linguagem afetiva e poética. Seu uso, porém, é antes arbitrário, ...