À medida que a especialização celular vai avançando, vão surgindo as primeiras células envolvidas com a formação de tecidos específicos: são as células-tronco multipotentes. Um tecido corresponde a um conjunto de células especializadas, iguais ou diferentes entre si, que realizam determinada função em um organismo.
As vantagens da multicelularidade estão associadas à utilização da energia ser mais eficaz, diminuindo o metabolismo celular; o aumento de tamanho das células é favorável à competição pelo território e pelo alimento; aumenta a diversidade das formas, permitindo melhor adaptação a diferentes ambientes; e aumenta também ...
FATORES QUE CONTROLAM OS PROCESSOS DE DIFERENCIAÇÃO. EXTRACELULARES FATORES INTRACELULARES A DIFERENCIAÇÃO CELULAR NO ORGANISMO ADULTO É comum achar que os órgãos estão completamente diferenciados após o nascimento. Mesmo em adultos, o sistema nervoso continua gerando um número limitado de novos neurônios.
As principais vantagens de organismos pluricelulares estão relacionadas a maior complexidade de suas estruturas e organelas, como a presença da carioteca ou membrana nuclear, que permite a maior proteção ao DNA.
A pluricelularidade pôde nos permitir a existência de mecanismos que pode regular a diferenciação celular, e como consequência também conseguiu realizar várias funções. Ela também diminui a taxa metabólica, utilizando assim de uma maneira mais eficaz a energia dos organismos.
A maioria dos genes que controlam a diferenciação celular é bastante conservada evolutivamente e a grande maioria deles foi descoberta através de estudos com Drosophila (mosca das frutas).
Na biologia do desenvolvimento, diferenciação é o processo no qual as células vivas se "especializam", gerando uma diversidade celular capaz de realizar determinadas funções. Estas células diferenciadas podem atuar isoladamente - como os gametas e as células sexuais dos organismos menores, como as bactérias.