Femismo: Esse neologismo é usado em português para definir o "machismo ao contrário", ou seja, a noção de que as mulheres são superiores aos homens. Costuma ser equiparado à misandria (ódio aos homens). Mas a verdade é que não existem organizações femistas, nem um movimento femista.
Femismo é a ideologia que prega a superioridade do gênero feminino sobre o masculino. ... Seguindo a mesma tendência do machismo, o femismo é marcado pelo preconceito de gênero, neste caso o masculino. As pessoas femistas costumam humilhar, desvalorizar, utilizar comentários e atitudes agressivas em relação aos homens.
O termo é mais frequentemente usado em referência a homens que estão ativamente apoiando o feminismo e seus esforços para alcançar a igualdade política, econômica, cultural, pessoal e social das mulheres em relação aos homens. ... Na maioria das nações do mundo ocidental há grupos de homens pró-feministas.
O feminismo defende a condição de igualdade entre homens e mulheres na sociedade e o direito de decidirem sobre sua vida tanto individualmente quanto no âmbito político e coletivo. ... Feministas lutam contra a situação de opressão que rotula as mulheres de "sexo frágil".
Há, ainda, o oposto do feminismo, o masculinismo, que é um movimento que se mantém tímido.
O feminismo, enquanto ação, busca garantir direitos às mulheres e colocá-las em igualdade com os homens. Já o termo feminazi ou o feminazismo foi criado com o intuito de depreciar as mulheres feministas de postura mais radical.
Feminismo é um movimento social por direitos civis, protagonizado por mulheres, que desde sua origem reivindica a igualdade política, jurídica e social entre homens e mulheres. Sua atuação não é sexista, isto é, não busca impor algum tipo de superioridade feminina, mas a igualdade entre os sexos.
"O papel do homem no feminismo é se desconstruir", diz Heloisa Buarque de Hollanda.
Machismo (do espanhol e do português "macho") é a sensação de ser ' viril' e autossuficiente, o conceito associado a "um forte senso de orgulho masculino: uma masculinidade exagerada". Está associado à "responsabilidade de um homem de prover, proteger e defender sua família".