Vygotsky afirma que "nós nos tornamos nós mesmos através dos outros" (Vygotsky, 1999, p. ... Vygotsky afirmará, segundo Sirgado, que a mediação do outro é simbólica e tem um sentido profundo, pois é considerada como a própria condição para o desenvolvimento do ser humano.
Vigotski (1995) atribuía grande importância ao domínio da cultura no processo de desenvolvimento psicológico da criança. ... Para Vigotski, essa compreensão é fundamental ao educador. Quando a criança adentra na cultura, não somente toma algo dela, não apenas se enriquece com o que está fora dela.
Assim, as funções psicológicas passam de natural a cultural quando mediadas. O sujeito, pela mediação do outro, converte as relações sociais em funções psicológicas, que passam a funcionar como sendo próprias de sua personalidade (Vigotski, 1927/1995).
Num sentido mais amplo, diz Vigotski, "tudo o que é cultural é social", o que faz do social um gênero e do cultural uma espécie. Isso quer dizer que o campo do social é bem mais vasto que o da cultura, ou seja, que nem tudo o que é social é cultural mas tudo o que é cultural é social.
Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. ... A aprendizagem é uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação.
Segundo a teoria vygotskiana, toda relação do indivíduo com o mundo é feita por meio de instrumentos técnicos - como, por exemplo, as ferramentas agrícolas, que transformam a natureza - e da linguagem - que traz consigo conceitos consolidados da cultura à qual pertence o sujeito.
I. É a partir do processo de internalização que as funções psicológicas superiores se consolidam. ... Uma vez internalizados, esses processos tornam-se parte das aquisições do desenvolvimento independente da criança (VIGOTSKY, 2007, p. 103).
Já as funções psicológicas superiores caracterizam-se pela mediação semiótica, isto é, pela presença de símbolos e signos, desta forma, são constituídas por meio das interações sócio culturais dos indivíduos da mesma espécie, principalmente aqueles mais experientes e capazes de sua cultura.
Resumo: os pilares básicos do pensamento de Vygotsky O funcionamento psicológico tem como base as relações sociais, dentro de um contexto histórico e cultural; A cultura é parte essencial do processo de construção da natureza humana; A relação homem-mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos (signos).